Dia Mundial da Fotografia
Hoje celebra-se o Dia Mundial da Fotografia. Há quase 3 anos quando cheguei ao Olhares.com para exercer a função de Business Developer era apenas alguém que gostava de fotografia. Tinha uma Nikon 3100 e tirava fotos essencialmente nas férias. Desde então, muito mudou. O universo Olhares cresceu, a marca está presente em mais plataformas e é comunicada por mais meios. A qualidade dos trabalhos presentes no site também evoluiu positivamente. A um nível mais particular, fui promovido e tenho agora a meu cargo o Marketing de outras marcas do Grupo Impresa, como a InfoPortugal.
Porém, a paixão pela Fotografia cresceu e entranhou-se. E, hoje em dia, não saio de casa sem a câmara, uma Fujifilm XT-1. Pessoalmente, dá-me muito prazer partilhar a forma como vejo o mundo com os outros. Porque há sempre pormenores que nos escapam e que quando nos saltam à vista, pensamos, "como não vi isto antes?" ou "isto já estava aqui?" e o mundo é, sem dúvida, um lugar de descobertas infinitas. Do ponto de vista profissional, acredito que a educação visual e, consequentemente, a Fotografia, são mais valias para qualquer Marketeer e para qualquer profissão que tenha contacto direto e indireto com a imagem. E esta tem cada vez mais importância na forma como comunicamos e promovemos a "nossa" e as marcas para as quais trabalhamos. Para isso, não basta "ter queda para a coisa" ou talento inato. É preciso investir em formação, andar com a câmara atrás, praticar, educar o nosso olhar, imitar os melhores e, acima de tudo, ver muita fotografia. O nosso estilo acabará por nascer naturalmente. O tempo encarregar-se-á de o fazer.
Se quero ser fotógrafo? Não. Mas gosto de contar histórias. E há imagens que valem mais que mil palavras.
Marketer ★ Consultor e Formador em Marketing Digital
9 aA tua evolução enquanto fotógrafo é notória. Parabéns pelo excelente trabalho que tens vindo a desenvolver quer profissionalmente, quer como hobby.