Dia Mundial da Saúde
O Dia Mundial da Saúde (07/04) foi comemorado na última semana. Esta data tem como objetivo garantir o melhor nível de saúde para as pessoas em todo o mundo, através da divulgação de temas importantes para a sociedade e que possam contribuir com a melhoria da qualidade de vida.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) define saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade. De acordo com esse conceito, notamos que saúde não é um estado fácil de ser alcançado. Nem sempre vivemos sem tristezas, preocupações e em perfeita harmonia com toda a sociedade. A saúde, como uma forma de total bem-estar, é obtida não somente através da prevenção e tratamento de doenças, mas sim através de qualidade de vida.
Você já sabe que precisa cuidar da sua alimentação, ter hábitos de vida mais saudáveis e praticar atividades físicas regularmente, mas não custa reforçar:
- Adote hábitos saudáveis: alimente-se de maneira saudável; não fume; evite bebidas alcoólicas em excesso; procure dormir 8 horas diárias; cultive o bom humor.
- Trabalho: programa e tire férias anuais; em momentos de tensão faça um relaxamento com respiração lenta e pausada.
- Esporte e lazer: pratique 30 minutos diários de atividade física; faça caminhadas; passeios ao ar livre; pratique esportes; saia com amigos e família. Tenha um tempo só para você.
Lembre-se: procure orientação profissional e avaliação médica antes de iniciar a prática de exercícios físicos.
- Cuidado com o sol: evite exposição prolongada ao sol e use sempre protetor solar, óculos escuros, roupas claras e chapéu ou boné para proteger-se.
- Alimentação: coma frutas, legumes e verduras variados diariamente; evite refrigerantes e alimentos processados; faça as refeições em um ambiente calmo.
Além destes hábitos, para uma vida cheia de saúde, adote estas atitudes:
- não desista dos seus sonhos
- respeite as diferenças
- aproveite todas as etapas da vida
- visite os seus amigos
- pense positivo
Fontes:
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/260_qualidade_de_vida.html