Dia Mundial da Saúde: o que você tem feito por você mesmo?

Dia Mundial da Saúde: o que você tem feito por você mesmo?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Dia Mundial da Saúde: o que você tem feito por você mesmo?

O dia 7 de abril é marcado pela celebração do Dia Mundial da Saúde, instituído pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em 1948. A data tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre os cuidados que precisam ter com a saúde no dia a dia e a importância da qualidade de vida. 

Sabemos que esses dois fatores (qualidade de vida e cuidar da saúde) passam por pequenos hábitos no dia a dia que trazem grandes benefícios a longo prazo. Mas, e você, tem cuidado de si mesmo?

Um exemplo da falta de cuidados com a saúde é a quantidade de pessoas sedentárias no Brasil, que aumentou consideravelmente por causa da pandemia. 

Segundo uma pesquisa realizada pelo Projeto Convid, durante a pandemia de Coronavírus, 62% dos brasileiros deixaram de fazer atividade física ou nunca praticaram.

E dos que praticam um dado que também divulgado pelo Ministério da Saúde chama a atenção: 47% dos brasileiros não passam de 1h10 de exercícios semanais e não chegam perto do recomendado pela OMS para uma semana, que são 150 minutos de atividade moderada. 

A falta de exercícios físicos pode acarretar em muitos problemas de saúde, como: diabetes, envelhecimento precoce, problemas de coluna, aumento no colesterol e doenças cardíacas. 

No último ano, o termo “dor nas costas” foi buscado 76% no Google, segundo o Google Trends. Ou seja, esta é uma das consequências que o sedentarismo traz: dores no corpo. Isso porque, o home office ajuda a ficarmos mais tempo sentados em frente às telas, sem movimentar o corpo.  

Além da falta de atividade física, a má alimentação é um grande problema para a boa qualidade de vida. Com a correria da rotina, as pessoas escolhem comer besteiras e deixam as comidas saudáveis para trás. É um perigo, pois estes alimentos industrializados e de preparo rápido não têm a quantidade de nutrientes que nosso corpo precisa para ficar bem. Tudo isso, pode deixar mais fraco, com a imunidade baixa e com várias doenças no futuro. 

A obesidade, por exemplo, tem crescido entre crianças. De acordo com o Ministério da Saúde, uma em cada dez pessoas com menos de 10 anos está acima do peso. O que é reflexo dos hábitos dos adultos, pode impactar negativamente no futuro dos seus filhos. Isso porque, o sobrepeso acarreta em doenças graves e que podem ser crônicas, como hipertensão. 

Por fim, mas não menos importante, queremos trazer outro ponto importante para cuidar da saúde: o saneamento básico. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Regional, quase metade da população brasileira não têm acesso a redes de esgoto. 

Este é um problema, principalmente, da Região Norte do país, que tem apenas 13% de pessoas com rede de esgotos. 

A falta de água limpa e potável junto ao mal direcionamento dos esgotos, acarreta em problemas para a população. São doenças como intoxicação, desidratação e transtornos causados por insetos, parasitas e roedores.

Ou seja, para que o bem-estar e a qualidade de vida andem juntos, são necessárias muitas medidas, algumas começam com mudanças de hábitos. Outros pontos, precisam de ajudas externas para serem melhorados. Tudo isso, é fundamental e faz toda a diferença na saúde em geral. 


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos