Dia Nacional de Combate ao Fumo

Dia Nacional de Combate ao Fumo

Para o boletim bimestral da Itelligence Group.

No dia 29 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, que foi estabelecido em 1986 pela Lei Federal 7.488. Essa data tem como objetivo mobilizar a população dos riscos que o tabagismo pode ocasionar.

Existe uma lei 12.564/2011 que em dezembro de 2014 foi sancionada, também conhecida como “lei antifumo”, que aborda diretamente o assunto em condomínios:

“Fica proibido fumar cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés e outros produtos em locais de uso coletivo, públicos ou privados, como hall e corredores de condomínio, restaurantes e clubes, mesmo que o ambiente esteja parcialmente fechado por uma parede, divisória, teto ou até toldo”.

Ou seja, está proibido fumar na escada, embaixo do toldo, ou em qualquer lugar parcialmente coberto. A lei também fala em multa, que varia de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão, dependendo da infração.

No período entre 1990 e 2015, a porcentagem de fumantes diários no país caiu de 29% para 12% entre homens e de 19% para 8% entre mulheres, nos mostra os resultados de uma pesquisa publicada na revista científica The Lancet.

Mas mesmo com essa queda, o tabagismo ainda é um dos principais fatores de risco para morte precoce e incapacidade em todo o mundo, as estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmam que 05 milhões de pessoas morrem por ano.

A OMS ordenou o tabaco uns dos fatores que contribuem para a epidemia de doenças como ataques cardíacos, derrames, câncer e enfisema, hipertensão arterial, aneurismas arteriais, úlcera do aparelho digestivo, trombose vascular, osteoporose, Catarata, impotência sexual no homem, infertilidade na mulher, menopausa precoce e complicações na gravidez.

A dependência do uso do tabaco é física e psicológica, por isso abandonar o vício não é tarefa fácil e exige determinação e acompanhamento médico, é um processo que pode durar meses ou até anos e uma das medidas aplicadas usadas como incentivo, inclusive no Brasil, é a sobretaxa de impostos e o investimento de campanhas publicitárias antitabaco e leis antifumo.

Palloma Baccarin

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Palloma Baccarin

  • Zoológicos – Herói ou Vilão?

    Zoológicos – Herói ou Vilão?

    Os prós e contras das instituições que trabalham com a amostra de animais de forma “educativa” Em São Paulo temos dois…

  • Mãe do Século

    Mãe do Século

    O dia das mães é comemorado no segundo domingo de maio de cada ano por conta de uma jovem mulher chamada Anna Jarvis…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos