Dica de RH | Conceito de Hard Skills Soft Skills

Dica de RH | Conceito de Hard Skills Soft Skills

Olá seja bem vindo, hoje gostaria de explorar e compartilhar de modo um pouco mais aprofundado as minhas impressões sobre um conceito de Gestão de Pessoas composto por dois termos que até certo tempo atrás me pareciam ‘estrangeiros’ (e aqui não faço referência a língua de origem, mas sim num sentido estritamente figurativo).

Observava a movimentação e repetição daqueles termos de longe e para falar a verdade até então não havia me colocado a pesquisar nada a respeito.

Pois bem, recentemente concluí um curso de COACHING E LIDERANÇA e no decorrer dessa caminhada, me deparei diante da oportunidade de ver um pouco mais de perto e entender sobre o conceito.

 

Então vamos lá, hoje vou falar sobre Hard Skills e Soft Skills

 

Certamente, você já deve ter ouvido falar, ou lido em algum lugar esses termos, não é mesmo?

Ao que consta, esses termos surgiram entre as décadas de 70 e 80, inicialmente empregados em manuais de treinamentos das forças armadas dos EUA e tinham o objetivo de formar o processo de humanização dos militares, com o intuito que estes prestassem melhores serviços focados no cidadão. No mundo dos negócios popularizou-se o uso a partir de meados dos anos 90 quando foi abordado por Daniel Goleman em seu livro "Inteligência Emocional".

Para o mercado de trabalho, esse conceito está para a demanda por profissionais que possuam um conjunto de habilidades técnicas e comportamentais que venham a contribuir para o alcance do sucesso organizacional. Em suma as principais diferenças entre cada uma delas é que as hard skills são orientadas para tarefas, enquanto as soft skills são para pessoas.

Basicamente conceituado sua origem agora é possível falar de cada um dos termos, a saber;

·        hard skills: depreende-se que são habilidades técnicas que podem ser aprendidas e mensuradas.

·        soft skills: são qualidades interpessoais comportamentais e são mais difíceis de medir.

Exploraremos, num excerto sem a menor pretensão de esgotar o assunto, as diferenças entre hard e soft skills, sua relevância e o por que é tão demandada no mercado de trabalho e por isso sendo importante compreender seu conceito.

Como já comentado hard skills são habilidades específicas, técnicas e mensuráveis que são aprendidas por meio de educação, treinamento ou experiência. Por muito tempo o foco nessas habilidades técnicas eram os únicos aspectos considerados na avaliação de um profissional.

São exemplos de hard skills; curso técnicos, graduação, especialização, mestrado, doutorado e PhD.

Já as soft skills são qualidades pessoais e de relacionamento interpessoal intrínsecas do indivíduo, são difíceis de se medir e são alcançadas por meio do convívio e da experiência e a prática.

Exemplos de soft skills incluem comunicação, colaboração, resiliência, proatividade, trabalho em equipe e liderança.


Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Infográfico Hard Skills e Soft Skills



Compreende-se que é fundamental que se exista a combinação de ambos os componentes, alcançando o bom equilíbrio entre as habilidades técnicas e pessoais.

O mundo vem evoluindo exponencialmente e se transformando a cada dia, nesse contexto surgem novos desafios a cada instante, e o tema proposto nesse artigo têm se tornado exigência frequente no mercado de trabalho para qualquer carreira.

Por certo, as Hard Skills e Soft Skills são elementos da mais alta relevância para um alcance da melhor produtividade. Chegando a uma breve conclusão; o objetivo do desenvolvimento de Soft e Hard Skills é que cada pessoa conte com um equilíbrio adequado entre suas habilidades técnicas e sociais, portanto autoconhecimento é a palavra de ordem aqui independente de níveis, sem exceção.

Portanto, é perene a necessidade de buscar conhecer, amadurecer e por que não; transcender barreiras para entregar o extraordinário dentro do equilíbrio entre essas skills.

 

Espero que esse material tenha contribuído com uma nova gota de conhecimento, fortalecido o entendido e enriquecido a discussão sobre o tema. 


Quem sou:

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Aloízio Junior Ziareski, formado em Administração de Empresas, Pós graduado em Controladoria e Finanças, e; Engenharia de Produção Lean Manufacturing e graduando em Ciência Contábeis.

Especialista em Custos, formação de preços e inteligência de mercado, sou Estrategista de inteligência para LinkedIn certificado e consultor habilitado para:

🔹 Análise de Perfil

🔹 Construção e Reestruturação de Perfil

🔹 Consultoria de Posicionamento

🔹 Produção de Conteúdo

🔹 Gestão de Página

🔹 Captação de leads qualificados


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos