Dicas de etiqueta no uso do celular corporativo que levam ao sucesso
Crédito/Foto: Administradores.com

Dicas de etiqueta no uso do celular corporativo que levam ao sucesso

Antes de mais nada, é importante entender que este artigo tem por finalidade elucidar dicas de utilização do celular corporativo e as consequências de seu uso sem critério e sem etiqueta corporativa não apontando o que é certo ou errado.

O assunto não é novo. Porém, às vezes é necessário relembrar a melhor forma e o comportamento mais adequado no ambiente de negócios. Embora alguns bons comportamentos sejam comuns, novos profissionais serão promovidos a comandantes, executivos e alguns levarão algum tempo para se ajustar a cultura à empresa. Ao longo de sua carreira, você deseja deixar um legado profissional, que está intimamente relacionado à sua imagem e reputação pessoal.

A imagem é gerada todos os dias, e seu sucesso hoje nem sempre será lembrado por um período de tempo. Em mais de 26 anos de carreira tive o privilégio de conhecer culturas corporativas distintas, no Brasil e no país sede de cada matriz das empresas para a qual fui parceiro comercial. Alguns valores são locais e o profissional deve se esforçar para conhecer a cultura da empresa, de modo a orientar o seu próprio comportamento em reuniões, comunicações internas, encontros sociais e claro, na relação interpessoal.

Uma postura equivocada ou interjeição mal colocada, em algumas empresas podem ter efeito negativo de imediato e em outras, passar despercebido. Antes de qualquer coisa é preciso reconhecer que o outro não está no mundo para atender nossas expectativas e que não tem a obrigação de responder algo no tempo que esperamos ou precisamos. Porém, se fossemos responder de pronto a todas as mensagens que recebemos diariamente não faríamos outra coisa da vida. Creio inclusive que estamos de acordo com relação a isso. Mas, visualizar uma mensagem de uma pessoa próxima e não respondê-la em 24 horas é, sim, falta de respeito. É tratar o outro como se fosse desimportante. No mínimo é deselegante.

Salvo raras exceções, como de pessoas que perseguem, enchem o saco, perturbam, cobram, solicitam nossa atenção em momentos inapropriados, enviam milhões de mensagens repetitivas, pessoas que sequer conhecemos direito. Essas, convenhamos, já deviam estar bloqueadas.

Às vezes acontece de não termos tempo, mesmo, de responder. De deixarmos para mais tarde e acabarmos esquecendo quando nos damos conta de que o assunto era urgente, era relevante para o negócio em si. Ou de querermos refletir sobre a mensagem que recebemos para responder com calma e propriedade. Mas algumas pessoas fazem disso uma prática diária, um hábito que pode levar o profissional ao fracasso, ao descaso e descrédito com clientes e parceiros comerciais.

Muitas pessoas perdem oportunidade de realizar um upsell pois não respondem os clientes ou parceiros comerciais rapidamente, ou porque não lhe retornam, isso mesmo, acham que a mensagem seria uma cobrança específica de um assunto anterior pendente, e deixam pra lá, quem sabe aquele cliente ou parceiro comercial, entendendo sua capacidade de atendimento e expertise, não iria lhe fazer uma indicação?

Após análises cerebrais, conseguimos traçar perfis de pessoas que acreditam que o que fazem é o certo, mas ao elencarmos abaixo, podemos identificar o que não se deve fazer pois apontam estratégias equivocadas que não refletem o principal pilar do mundo dos negócios: #FOCODOCLIENTE

INDIVIDUALISTAS = Acreditam que o seu tempo e a sua necessidade estão acima das necessidades dos outros, imagine você ficar aguardando um feedback de um futuro cliente ou de cliente em relação a uma demanda específica ou informação necessária? Como você se sentiria? ficaria satisfeito?

OCUPADAS - Acreditam ser pessoas demasiadamente ocupadas que simplesmente não conseguem administrar o próprio tempo, e isso, no mundo dos negócios realmente faz total diferença no que tange a credibilidade;

AUTOCENTRADAS - Acreditam que o outro deve respeitar e aceitar o seu tempo, mas não respeitam o tempo do outro. Ou seja, o outro está no mundo para aceitá-las como elas são, mas a recíproca não é verdadeira?

VAIDOSAS - Acreditam que são diferentes e nutrem um certo prazer em saber que estão sendo solicitadas, além da ilusão de que estão exercendo um falso poder ao controlar a situação deixando o outro esperar.

Eu, particularmente, não visualizo nenhuma mensagem que não tenha a intenção (ou tempo) de responder. Prefiro engolir minha curiosidade a tratar o outro com desimportância ou deselegância. Porque não visualizar é dar ao outro o benefício da dúvida, é não deixá-lo alimentando minhocas na cabeça sobre o motivo do silêncio. Se não visualizou é porque ainda não viu, quando tiver tempo, verá. Simples assim.

Todavia, visualizar uma mensagem de uma pessoa próxima e não responder em 24 horas, caso você não tenha sido sequestrado por uma tribo aborígene, quer dizer, sim: não me importo com você. E se esse for o caso, não se importar, o que diabos a pessoa que escreveu ainda está fazendo em sua lista de contatos? E se esse for o caso, não se importar, para quê visualizar?

Caso a curiosidade se instale, existe a opção de dizer: respondo com calma depois, agora não posso.Outro fator que deve levar em consideração, é utilizar recursos tecnológicos para omitir visualizações de mensagens no WhatsApp do tipo verificação azul, isso denota não só falta de transparência e elegância corporativa pois o recurso pode ser utilizado para pessoas que não estão na agenda, ou seja, se o uso é corporativo, porque cercear feedback de assuntos de interesse corporativo?

Existem ainda os que defendam a privacidade neste caso, porém a etiqueta corporativa indica que esta não é o melhor dos mundos, exemplos de grandes gestores de renomadas companhias, jamais utilizam esta recurso, pois se você quer ser grande um dia, precisa pensar e agir como um grande hoje.Sabemos que a advento dos smartphones (e o avanço da tecnologia) mudou nossa relação com o tempo; que estamos todos mais acelerados do que devíamos; que infelizmente perdemos a noção de ritmo que a mãe natureza sempre nos ensinou: plantar, cultivar, adubar, regar, colher.

Sabemos que nos tornamos seres estressados e ansiosos; que a sociedade de consumo nos tornou menos aptos a lidar com frustrações, que a cultura da comida instantânea, por exemplo, nos fez desejar que tudo seja como as sopas de saquinho: pronto em três minutos.Mas para que deixar um cliente, um parceiro comercial ou até mesmo um colega de trabalho esperando um retorno, sem saber como deve proceder diante de um problema? Para que deixar um amigo que pede socorro agonizando? Para que deixar possíveis novos amores (e ex-amores) com a indigesta sensação de que fizeram papel de otários? Para que deixar pai e mãe preocupados, se podemos responder carinhosamente “não peguei a chuva na estrada, cheguei bem”!

O mundo anda tão complicado! Se podemos não levar algum tipo de desconforto ao outro, por que escolher o contrário? E aquele papo de que gentileza gera gentileza? ficou esquecido?A Etiqueta Empresarial é uma combinação de comportamentos, atitudes, tradição, cerimônias, estilos e cultura, utilizados para transformar o relacionamento pessoal em agendas positivas. Pode destruir ou impulsionar uma carreira.A presença da ética corporativa não elimina a necessidade da boa etiqueta empresarial.

Damiao Oliveira | Jornalista DRT 6688/SC | https://linktr.ee/dpodamiao - 21/05/2021

Alessandro Costa

Advogado, DPO e Membro da APDADOS

2 a

Excelente texto Damião muito rico e verdadeiro. Parabéns!

Luciano Piccolo ∴

Cyber Segurança | Segurança da Informação | IAM - Gestão de Acessos | Data Privacy | Compliance | Auditoria | Controles Internos e Professor\Tutor de Ensino Superior | Membro da APDados | Secretário Geral IDCiber.org

2 a

Sensacional, essas dicas ajudam muito! ;)

Dalva Azevedo

🚀 Cofundadora e Sócia na USE Tecnologias® | Especialista em Privacidade de Dados e DPO | Gestora de Riscos em Segurança e Privacidade | Perita Judicial do TJDF 🛡️

2 a

Excelente artigo Damião! Precisamos de mais reflexões como essas no meio corporativo. Gratidão por compartilhar 👏

Daniel Carnaúba

DPO Data Protection Officer | Encarregado de Tratamento de Dados Pessoais | Especialista em Privacidade | Consultor LGPD | Project Manager | ESG | CCO | Privacy

2 a

O feedback precisa ser praticado em todas as instâncias da nossa vida, Excelente artigo e alinhado com nossa pratica.

Max de Matos

Gestor em Privacidade | Consultor LGPD | Parceiro HACKER RANGERS | IAPP Member | Membro AP® Comitê de Segurança | Membro G20 | Palestrante | Vocalista de Rock | Trilheiro.

2 a

Respeito define muita coisa nesse contexto, fora a necessidade de realmente entender a cultura por onde você está passando. A atenção dispensada a um cliente, colega ou familiar faz toda a diferença.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de 🛡️Damiao Oliveira

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos