DICAS PARA A ENTREVISTA DE EMPREGO
Se você está em busca de emprego, preste atenção a essas dicas valiosas:
- Antes de ir para o processo seletivo, explore o histórico da empresa pela Internet.
- Pesquise o endereço antes para não se atrasar no grande dia. Felizmente, podemos encontrar qualquer informação na Internet.
- Escolha uma roupa neutra e discreta. Não é interessante chamar a atenção pelo vestuário.
- Esteja com suas qualidades na ponta da língua, cite o máximo que puder, fico feliz quando o candidato fala várias com naturalidade, isso pode significar que ele tem autoconhecimento, bom senso e autoestima elevada. O importante é reconhecer o próprio valor e fortalezas. Aqui não cabe modéstia. Quanto aos “defeitos”, não mencione Ansiedade e Perfeccionismo porque já são jargões dos candidatos e muitos Selecionadores (como eu), se decepcionam muito com respostas prontas. Não use a palavra “defeito”, o mais adequado: “características a serem trabalhadas ou melhoradas”. É muito importante dizer que já está investindo na melhoria dessas características e como está fazendo isso (essencial fazer, realmente, na prática). Tenha o cuidado de não mencionar aspectos que deponham contra você, como por exemplo, dizer que se atrasa sempre, que tem preguiça, ou que é explosivo. Você pode dizer, por exemplo, que é centralizador ou que não consegue parar antes de terminar uma tarefa, desde que seja verdade e tenha a ver com você. Seja autêntico, não queira demonstrar algo que você não é, mas, infelizmente, se você for 100% sincero, corre o risco de não ser contratado.
Não mencione defeitos que transmitam uma imagem pouco profissional:
- Prefiro trabalhar sozinho a trabalhar em equipe (esse é o pior)
- Não suporto que me digam o que fazer
- Sou inseguro
Perguntas recorrentes feitas pelos Selecionadores:
- Fale sobre você. (Foque no lado profissional).
- Por que saiu do último emprego? (Procure sempre dizer a verdade, mas, não que se desentendeu com o superior, diga que os valores e princípios eram diferentes, ou que está buscando novos ambientes e conhecimentos, por exemplo).
- O que sabe de nossa empresa?
- Quais resultados você trouxe para a empresa anterior? (Cite as melhorias, se puder falar em números, aumento de índices positivos, porcentagem, melhor).
- Dentro da sua rotina de trabalho, do que mais gosta de fazer ou do que não gosta? (Evite demonstrar forte rejeição por alguma tarefa, sempre amenize).
- Fale de suas ambições pessoais e profissionais.
- O que te motiva em um emprego?
- Com que tipo de pessoas você tem mais dificuldades em lidar? (Se quiser, cite situações, mas, nunca, nomes).
- Por que você deve ser o escolhido? (Essa é muito importante! Hora de exaltar suas qualidades e talentos na profissão, nunca mencione suas necessidades e dificuldades como motivo para ser contratado!)
- Qual sua Pretensão Salarial? (Pesquise a média salarial de mercado de seu cargo e faça uma média com seu último salário. Se ele estiver muito acima da média, você tem que ter consciência de que, talvez, tenha que rebaixar sua faixa para recomeçar).
- Quando pode começar? (Controle sua ansiedade e seja sincero, se estiver trabalhando, diga que irá conversar com seu empregador atual e negocie uns dias).
O importante na Entrevista é ser espontâneo, autoconfiante, consciente de seu potencial, ter postura profissional e ser polido. Nunca desafie ou intimide o Selecionador, nem seja arrogante com os colegas, não importa se seu CV é excelente, você poderá ser excluído do processo apenas pelas atitudes.
Sucesso na busca pelo emprego!
Fabiana Sanches é Psicóloga Organizacional, Especialista em Recrutamento e Seleção por Competências, Coach de Carreira desde 2008 e Consultora em RH e Desenvolvimento Humano.
www.facebook.com/coachfabianasanches
Whats 11 99151-5848
Psicologia clínica
6 aBom dia Fabiana! Ótimas dicas, obrigada por compartilhar seus conhecimentos!!