Dicas para manter o Equilíbrio Emocional

Dicas para manter o Equilíbrio Emocional

Uma amiga querida me escreveu dizendo que estava lendo um livro e se lembrou de mim.

Ela sabe que no passado travei uma luta com a depressão e me viu passar por várias situações em que eu quase adoeci.

Tenho consciência de que preciso ficar atenta para não adoecer emocionalmente porque sou uma verdadeira "esponja" emocional. Tendo a sofrer profundamente ao imaginar o sofrimento do outro e a vibrar de alegria ao ver as conquistas alheias.

Sabendo que poderia adoecer, há alguns anos decidi investir em me conhecer melhor, buscando conhecimento e ferramentas que pudessem me ajudar. Treinamentos, livros e palestras selecionadas do Youtube também cooperaram com meu fortalecimento.

Decidi listar alguns aprendizados que foram e têm sido importantes nessa caminhada. Comentei com minha amiga que iria compartilhar nas redes sociais porque podem ser úteis para outras pessoas. Então, vamos lá:

- aprender a dizer "não";

- saber que não posso salvar ninguém (não sou Deus) e não sou responsável pelo outro (exceto aqueles a quem realmente devo "determinados" cuidados em "determinados" momentos: filhos, alunos e colaboradores);

- evitar ficar perto de pessoas "tóxicas" que me puxam para baixo e sugam minha energia;

- peneirar a fala das pessoas, retendo o que é bom e jogando no lixo o que não edifica;

- questionar sempre se o que vou fazer (atividades, compromisso) está alinhado ao propósito de vida que tracei (se você ainda não definiu seu propósito sugiro que faça);

- parar um pouco quando me sinto esgotada, sem peso na consciência e sem necessidade de prestar conta sobre isso;

- falar abertamente para o meu marido e as pessoas com quem tenho maior convivência o que me incomoda. Grandes problemas podem ser evitados com diálogos sinceros.

Se você leu as ideias que compartilhei e possui alguma que pode ajudar outras pessoas, compartilhe nos comentários. Quem sabe você me ajuda e também a tantas outras pessoas?

Um grande abraço!

#sandramatunoshita #inteligenciaemocional #sosalergia #inclureIn

Marcelly Maria da Silva Ferreira

Coordenação | Expedição | Metalurgia | Mineração | Performance e Controle | Projetos | Financeiro | Gestão de Custos | Produção | Gestão

4 a

Meditação. Momento que busco ficar comigo mesmo, compreendendo meus sentimentos, e dando uma quietude ao meu cérebro.

Célia Ribeiro

Jornalista| Comunicação Corporativa|Oratória e Media Training

4 a

A parte mais difícil, para mim, foi aprender a dizer não. E não faz muito tempo que comecei a dizer "não" pensando no meu bem estar físico e emocional. O que funciona para mim, quando estou no limite da exaustão, é fazer algo totalmente inusitado: voltei a fazer tricô e crochê. São peças simples, para minha netinha e agora para a segunda netinha que chegará em abril. A cada peça é uma vitória. Eu me surpreendo com minha capacidade de executar algo manual porque, somo jornalista, minha vida é toda focada no intelectual. Foi uma descoberta abrir esse horizonte. Os trabalhos manuais relaxam minha mente e me trazem uma enorme satisfação. Fico revigorada para voltar à batalha diária. 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos