Dicas para um Onboarding perfeito!
Há alguns dias, em uma mentoria, minha mentorada, que coincidentemente também está começando em uma empresa nova, pediu dicas de como tirar o máximo proveito desse período de onboarding e, assim, preparar-se para o novo desafio. 👊
Como estou nesse processo também, decidi compartilhar aqui como eu faço, pois acredito que pode ajudar outros profissionais de marketing digital, independentemente da empresa e da posição. 💡
Obs.: Não existe uma ordem.
🔹 Conhecer o produto ou serviço que você irá trabalhar é fundamental. Dedique um tempo considerável para isso e descubra quem dentro da empresa pode te auxiliar, geralmente o pessoal de marketing de produto. Recomendo também participar de algumas demonstrações com o time comercial e trocar uma ideia com eles.
🔹 Alinhar bem quais serão suas responsabilidades e objetivos com seu líder direto.
🔹 Conhecer todos os membros da sua equipe, suas responsabilidades e atividades.
🔹 Acessar todas as ferramentas que farão parte do seu dia a dia e começar a analisar o que e como é feito, começar a entender os números e processos – mídias sociais, Google Ads, Google Analytics, Hubspot, RD, Salesforce, enfim...
🔹 Analisar o que a empresa está fazendo hoje em marketing digital e entender o seu posicionamento e a sua mensagem, quais produtos são mais divulgados e a razão disso.
Recomendados pelo LinkedIn
🔹 Levantar os principais concorrentes e começar a entender o seu posicionamento e o que eles estão fazendo em marketing digital.
🔹 Lembrar ações que você realizou em outras empresas e deram certo para começar a entender se é possível colocá-las em prática ali.
🔹 Dedicar um tempo para conhecer a sua persona, suas dores e necessidades, e o mercado em que a empresa está inserida.
🔹 Perguntar se existem relatórios de anos anteriores – se a resposta for ‘não’, o que é bem comum, tentar levantar números importantes nas ferramentas que citei acima para construir um ponto de partida.
🔹 Entender com seu líder direto quais são os objetivos e gargalos da empresa hoje, a estratégia para superá-los, as metas a curto e longo prazo, e onde você deve focar seus esforços iniciais para contribuir com o todo e entrar na engrenagem.
🔹 Conversar com outros times que possuem relação direta com as atividades que você irá desempenhar, como comunicação, customer experience, etc. para se apresentar e entender como vocês podem trabalhar juntos.
Acredito que essa lista é um excelente guia para um profissional de marketing digital entrar com o pé direito em uma nova empresa.