Dicas para uma comunicação clara e concisa
Um dos principais desafios enfrentados na rotina do profissional de escrita é conseguir escrever textos que passem a mensagem necessária de maneira clara, concisa e direta.
Pensando em te ajudar a conquistar isso no seu texto, seguem abaixo algumas dicas importantes para serem utilizadas na hora da escrita. Vamos conferir?
Dicas de como escrever bem
1. Compreenda quem é o seu leitor:
Conheça o público da marca, compreenda mais sobre ele, conheça as suas necessidades, preferências, costumes, hábitos, como normalmente se comunica com seus amigos, como toma decisões de compra, como podemos nos aproximar desse público, quais os tipos de gírias e palavras em comum.
2. Defina um objetivo para o conteúdo que você está produzindo:
É importante que todo conteúdo criado tenha um objetivo traçado. Por exemplo, durante o lançamento de uma Lava-louças foi percebida a necessidade de explicar para o usuário qual a melhor maneira de organizar a louça para melhor aproveitamento de espaço. Diante dessa necessidade, resolvemos criar um texto com o seguinte objetivo: explicar como devemos organizar a louça dentro da lava-louças.
A partir do momento que temos um objetivo, conseguimos fazer pesquisas mais direcionadas, buscar referências, conversar com nossos usuários sobre o assunto e, por consequência, escrever um texto mais direcionado para a necessidade.
Recomendados pelo LinkedIn
3. Evite redundâncias:
Antes de escrever um texto, crie um roteiro listando tudo que você deseja que tenha e pense em qual é a melhor hierarquia para cada coisa. Esse tipo de trabalho é importante porque garante que o texto seguirá uma linha de pensamento e vai evitar que você dê voltas e voltas no assunto.
Lembre-se de, ao final do texto, revisitar as suas palavras para garantir que cada elemento adicionado naquele conteúdo realmente contribua para a mensagem geral, eliminando repetições desnecessárias.
4. Seja direto ao escrever a sua mensagem:
Escrever com palavras bonitas nem sempre é a melhor opção quando falamos em contato com o usuário. É importante que a mensagem principal do texto esteja disponível de maneira direta e transparente, sem deixar margem para ambiguidade.
Importante: não é porque o texto é direto que ele precisa ter um tom de voz grosseiro. Ainda é possível demonstrar tons de voz afetuosos, mesmo tendo uma mensagem mais direcionada.
5. Respeite o tom de voz da marca:
Essa é uma dica bastante óbvia, mas não custa lembrar… ajuste o estilo de escrita de acordo com cada marca que você escreve. As palavras precisam refletir a personalidade da marca e criar uma maneira autêntica dela comunicar-se.
6. Revise sempre:
Revise o seu texto, passe para amigos de profissão e projeto revisar, aceite feedback, faça testes com o usuário para compreender até onde o seu texto realmente está compreensível. Quanto mais ações desse tipo você fizer, mais direcionada e eficaz será a sua comunicação.
Líder de Projetos | Inovação Aberta | Ecossistemas de Inovação | Incubadoras de Startups
11 m👏🏽👏🏽👏🏽