A difícil decisão de investir!
Uma necessidade comum a todos que decidem se lançar em um sonho empresarial é o investimento.
Qualquer que seja a atividade escolhida ela demandará algum investimento, em maior ou menor grau.
É muito comum que empreendedores pequenos iniciem seus negócios dentro de sua própria casa, principalmente negócios que tenham um viés artesanal. Inegável a coragem desses empreendedores pois é preciso muita coragem para iniciar uma produção dessa maneira.
Mais comum ainda, é vermos alguns desses negócios prosperarem. Basta que o empreendedor encontre um caminho de atender ao seu mercado de maneira eficiente.
O que a maioria desses empreendedores enfrentam, cedo ou tarde, é o paradoxo da escala de produção. Escalar um negócio demanda um certo cuidado e um grande aliado nesse processo é a análise criteriosa dos próximos passos.
Tomemos um simples exemplo que uma produção artesanal de pães. Vamos partir do princípio de que uma produção caseira poderia chegar ao volume de 500 unidades/mês e que cada pão seja vendido ao preço médio de $ 30/unidade. Desta forma, esse volume resulta em uma receita de $ 15 mil com uma margem líquida de $ 5mil (valores totalmente hipotéticos).
É mais que aceitável que um empreendedor, ao ver esse volume, queira dar um próximo passo no sentido de ampliar sua produção.
Vamos supor que para esse próximo passo, seja necessário a aquisição de um forno, um misturador de massa e uma balança, totalizando $ 15 mil em investimentos e que este investimento possa ser pago em dez parcelas de $ 1.500. Levemos em consideração que este investimento, permitiria ao empreendedor saltar de 500 para 2000 unidades/mês.
Considerando que cada pão produzido gera $10 de margem, o negócio terá que aumentar a sua venda, no mínimo, 150 unidades para que a parcela do investimento se pague é não seja necessário o desembolso de qualquer valor aportado pelo empreendedor.
Neste exato momento, a primeira afirmação que se deve levar em conta é o fato de que o mercado terá que absorver, no mínimo, 150 unidades adicionais para que seja gerado um valor adicional para pagamento da parcela de aquisição do forno. Outro ponto é o fato de que a partir da aquisição, passa-se a ter uma capacidade de produção de 1.500 unidades adicionais no mês. O que deverá ser feito para que se consiga vender essas 2.000 unidades no mês.
É claro que este exemplo, extremamente simplista, serve para atentar ao fato que qualquer que seja a sua decisão, é preciso levar em conta as possíveis alternativas e cenários de operação pois a decisão do gasto cabe apenas ao empreendedor, porém a reação do seu mercado, não necessariamente fica sob seu comando.
Ao longo de minha carreira, presenciei uma quantidade significativa de investimentos que foram feitos com base na empolgação combinada como o famoso "feeling"e que por fim, trouxeram consequências desastrosas para o negócio.
Quero aqui alertar para o fato de que o exemplo dado acima é meramente ilustrativo e simplista. Serve apenas para evidenciar a necessidade de análise profunda de cada passo dado. Faça isso da maneira mais consciente possível. Pense bem antes de investir e boa sorte!
Muito obrigado por dedicar esses poucos minutos nesta breve leitura. Um abraço!!! Deixo aqui meu e-mail e telefone para aqueles interessados em discutir mais sobre o assunto. emc2.consulting@globo.com / +55 11 98542-1377 (WhatsApp)