DIGITAL TWIN E CIBERSEGURANÇA
À medida que as indústrias evoluem para uma era cada vez mais digital, as ameaças cibernéticas acompanham esse crescimento. A necessidade de proteger redes, sistemas e dados industriais torna-se crítica, e é aqui que o conceito de Digital Twin surge como uma ferramenta estratégica, não apenas para otimizar operações, mas também para reforçar a cibersegurança.
CIBERSEGURANÇA
É todo cuidado necessário para proteger a informação e os controles automáticos dos recursos humanos e não humanos disponíveis. É a segurança relacionada às redes de comunicação e tudo que a envolve: PLC, IED, DCS, RTU, servidores, firewalls, switches. A Cibersegurança Industrial, ou segurança dos dados industriais, é o conjunto de medidas de segurança para as redes, sistemas e ativos dos setores de produção, processos e transformação garantindo integridade, confidencialidade e disponibilidade de recursos.
Na prática a Cibersegurança Industrial atua na defesa, prevenção e eliminação de vulnerabilidades e ameaças de sistemas e redes industriais, garantindo a integridade, confidencialidade e disponibilidade dos recursos. Com a crescente digitalização das indústrias, proteger esses ativos críticos tornou-se uma prioridade estratégica.
Digital Twin ou “gêmeo digital” é uma representação virtual de um objeto ou processo físico, utilizando fluxo de informações do ambiente real para o ambiente digital e vice-versa. Com a evolução das tecnologias de software e hardware, é possível replicar fielmente ambientes reais e realizar simulações em tempo real, proporcionando uma visão completa e holística das operações
O conceito do Digital Twin remonta aos anos 1960, quando a NASA, replicava o ambiente de suas naves espaciais em uma versão terrestre para fins de estudo e simulação das condições dos astronautas. Hoje esse conceito pode ser aplicável à cibersegurança devido a evolução das tecnologias de software e hardware das redes, que possibilitam replicar fielmente os ambientes reais e realizar simulações em tempo real.
A Relação Entre Digital Twin e Cibersegurança
O Digital Twin pode ter papel fundamental na cibersegurança ao permitir a simulação de cenários críticos em um ambiente controlado, sem impactar os sistemas reais. Ele pode contribuir com o desenvolvimento dos seguintes aspectos:
Análise de vulnerabilidade:
Simulando cenários de intrusões/ataques cibernéticos, Pentests, por exemplo, identificando vulnerabilidades sem afetar o ambiente do mundo real. Isso permite uma avaliação e mitigação proativa de riscos para aumentar a resiliência cibernética.
Recomendados pelo LinkedIn
Treinamento de Resposta a Incidentes:
O Digital Twin cria um ambiente realista para treinamento de resposta a incidentes, replicando ataques cibernéticos reais em um ambiente virtual. Isso permite o teste e a melhoria contínua dos procedimentos e técnicas de resposta.
Teste e validação de segurança:
Novos controles de segurança, patches ou configurações podem ser testados e validados em um ambiente virtual antes de sua implantação no sistema real. Isso garante maior confiança na eficácia das medidas antes de sua aplicação.
Projeto e teste de arquitetura de segurança:
Testar e validar arquiteturas de segurança em um ambiente digital permite refinar os controles e garantir que a segurança esteja otimizada antes de sua implementação no ambiente físico.
O digital twin gera informações importantes para tomadas de decisão já que se utiliza de dados do mundo real de maneira holística. Outras vantagens são: a facilidade de transições suaves sem interromper os processos reais, otimização de processos, monitoramento em tempo real e análise preditiva, evitando violações antes que elas ocorram.
Aplicação na SNEF
A SNEF se prepara para dar um passo à frente na cibersegurança industrial. Antecipando a identificação de vulnerabilidades e ameaças nos projetos desenvolvidos pela empresa e nos ativos de nossos clientes. Estamos estabelecendo na BU Power Service um ambiente digital para testes, configuração e estudos, utilizando inclusive recursos inovadores de Digital Twin em cibersegurança e outros sistemas industriais de controle e automação. Neste ambiente teremos emulação/simulação de redes e seus componentes, validação de arquiteturas, configurações de dispositivos e programação.
Com expertise em projetos na área de energia, a SNEF está ativamente implementando diretrizes de sustentabilidade e baixa emissão de carbono. Nossa carteira de projetos inclui fontes de energia não poluentes e renováveis, como hidrelétricas, sistemas fotovoltaicos e biomassa. A inovação, tecnologia e sustentabilidade caminham juntas na SNEF, agregando valor aos nossos projetos e negócios dos clientes.
À medida que avançamos em direção a um mundo digitalizado, o uso do Digital Twin não é apenas uma vantagem competitiva, mas uma necessidade estratégica para manter os ambientes industriais seguros. A SNEF está na vanguarda dessa revolução, garantindo que seus projetos não apenas impulsionem a eficiência, mas também protejam os ativos e dados dos clientes contra as crescentes ameaças cibernéticas.
Engenheiro de Controle e Automação
#cybersecurityspecialist