Discurso de Lula na ONU, eleições 2024, queimadas e seca na Amazônia. Confira!
Discurso de Lula na ONU
Nesta terça-feira (24), o presidente Lula fez seu discurso na abertura do debate geral da 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas. O combate à crise climática foi um dos temas abordados, incluindo as enchentes do Sul do Brasil e a seca severa que atualmente assola o norte do país. Ele também falou sobre as ações que o governo tem implementado para combater o desmatamento e as queimadas, e informou que o anúncio das novas metas climáticas nacionais será feito ainda este ano, com prazo final em fevereiro de 2025.
Organizações ambientalistas avaliam que sua abordagem ao problema deixou a desejar. “O líder climático que o mundo esperava não deu as caras”, disse o Observatório do Clima. As críticas foram reforçadas pois, cerca de 24 horas antes de seu discurso, Lula encontrou-se com o CEO global da Shell, Wael Sawan, que apresentou ao presidente um estudo realizado pela petrolífera para a transição energética no Brasil. Nos dois cenários apresentados pela empresa para a descarbonização, a Shell prevê uma expansão da exploração de petróleo e gás na próxima década.
Eleições 2024: O que os prefeito e os vereadores podem fazer pelo clima?
Prefeitos e vereadores precisam agir para mitigar os impactos locais, seja fortalecendo órgãos como a Defesa Civil e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, ou adotando medidas de adaptação, como a criação de um plano concreto que permita aos bairros e comunidades enfrentarem essas emergências.
Além disso, é responsabilidade da prefeitura alocar o orçamento para a resposta e recuperação de desastres, seja para os órgãos municipais, seja para solicitar apoio do governo federal em casos de emergência.
Os vereadores podem propor leis em diversas áreas sociais relacionadas à adaptação e mitigação dos danos climáticos, bem como à proteção do meio ambiente.
Recomendados pelo LinkedIn
Maioria dos incêndios tem origem humana
Especialistas ouvidos pela Folha apontam que a maioria absoluta dos 224 mil km² queimados no país tem origem humana, embora não haja dados precisos sobre as causas em todos os estados.
Para entender um pouco mais sobre a situação dos incêndios no Brasil, a sociedade civil realizará nesta sexta-feira (27), às 15h, o webinar “Tá fogo! O que o fogo faz com a gente e o que a gente pode fazer com ele?”. Acompanhe!
Seca na Amazônia
As mega usinas hidrelétricas de Santo Antônio, Jirau e Belo Monte, localizadas na Amazônia, estão operando bem abaixo da capacidade à medida que os níveis dos rios diminuem devido à seca histórica que atinge a amazônia, evidenciando como as mudanças climáticas são um desafio crescente para as ambições de energia renovável do Brasil.
Especialistas dizem que a situação provavelmente vai piorar à medida que as secas se tornarem mais frequentes no futuro, devido às mudanças climáticas causadas pelas atividades humanas.