Diversidade e Acessibilidade: comunicação com empatia
Empatia é a palavra da vez, mas a gente exercita ela na prática? Muito mais do que se colocar no lugar do outro para entender seus sentimentos, acredito que empatia tem tudo a ver com respeito e inclusão, especialmente no ambiente profissional. E o poder de conexão e transformação que a comunicação tem é muito importante para colaborar com isso.
Antes de entrar na Fiocruz, eu não tinha noção do cuidado que a instituição tem com relação as questões de diversidade e acessibilidade. Muito além do que manter o bom clima organizacional, nossas atividades internas e externas sempre buscam ser acessíveis a todos(as). Esse cuidado extrapola o âmbito da comunicação, mas trata a nossa área de fato como um diálogo para exercício da cidadania, uma questão de responsabilidade social. Afinal, trabalhamos com saúde pública, que por si só é um recurso democrático e direito de todos(as).
Nunca havia tido tanto contato com pessoas surdas e de outros gêneros em trabalhos anteriores. Estou fazendo um curso interno de libras atualmente, inclusive, e estou encantada. É realmente um mundo à parte - e não era para ser assim, né? O Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência tem feito um trabalho incrível e na última semana pude participar de uma oficina virtual com orientações sobre acessibilidade e inclusão para profissionais de comunicação. Foi uma ótima oportunidade para reflexões muito necessárias e urgentes. Precisamos cada vez mais pensar em estratégias que corroborem para estas questões.
A inclusão e acessibilidade são direcionamentos que realmente fazem parte do universo Fiocruz. Não é somente um conceito, é um princípio institucional forte, não há como negar isso (e que orgulho). Tem sido um aprendizado enorme. Temos muitos desafios e caminhos não percorridos ainda neste sentido, claro, mas é praticamente unânime ver hoje em dia o quanto pensamos mais nestes públicos de forma natural. A maturidade da comunicação da Fiocruz nesta direção é visível, como temos evoluído. Que sigamos nesta estrada construindo uma comunicação mais inclusiva e acessível.
Acessem o material sensacional que o Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz), lançou com orientações gerais sobre acessibilidade e inclusão para profissionais de comunicação. A publicação, elaborada pela jornalista Marina Maria, reúne informações básicas para a produção de conteúdos web, materiais impressos e eventos acessíveis, com base na legislação vigente no Brasil sobre os direitos das pessoas com deficiência. Vale muito a leitura! #acessibilidade #inclusão #comunicaçãoinclusiva #jornalismo #fiocruz