Inclusão e diversidade nas empresas.
A foto mostra mostra 6 mulheres e um homem.

Inclusão e diversidade nas empresas.

Qual é o impacto que a inclusão e a diversidade tem num modelo de negócios? 

A parceria entre ASID Brasil e Thales promoveu a iniciativa “Painéis de Diversidade” para fortalecer internamente a cultura inclusiva. Uma série de eventos presenciais foi moldada para debater as vivências das pessoas com deficiência. Com esse exercício de reflexão, o ambiente empresarial se torna mais receptivo para acolher as diferenças humanas.

O primeiro post mostra 6 mulheres e um homem.

Quer saber como foi? Continue lendo esse post!

Inclusão e Diversidade!

Ao longo do mês setembro verde, que foca na luta das pessoas com deficiência, a ASID viajou com especialistas em inclusão e diversidade nas cidades de Pinhais (PR) e em São Bernardo do Campo (SP), locais onde a empresa Thales está sediada.

O segundo post apresenta toda a equipe Thales e ASID Brasil posando e sorrindo para uma foto.

Todas as oficinas e rodas de conversa contaram com materiais adaptados, intérprete de Libras e uma equipe preparada para apoiar pessoas com e sem deficiência. No final de cada momento, os participantes receberam produtos feitos por empreendedores com deficiência da @inclusivenasartes, instituição de Curitiba/PR.

O terceiro post apresenta uma sala da Thales onde equipes estão interagindo numa dinâmica.

Qual foi a metodologia empregada nos encontros?

As equipes conheceram e debateram temáticas em variados contextos:

 

  • Oficina de Código de Cores: esta tecnologia contemporânea de acessibilidade é usada pelas pessoas com deficiência visual. Logo, a atividade do encontro foi estimular reflexões para agregar acessibilidade a partir de exemplos como o código de cores. É uma maneira de “sair da caixa” e do padrão.
  • Oficina de habilidades e limitações:  o foco é a reflexão sobre habilidade e limitações das pessoas com deficiência. O objetivo da oficina foi priorizar estratégias para solucionar as inacessibilidades do cotidiano com dinâmicas como “teia de habilidades” e “teia de limitações”. O trabalho colaborativo desenvolvido na oficina demonstra que essa metodologia é mais eficaz para praticar a inclusão e mitigar obstáculos.
  • Oficina sensorial: proporcionar vivências com diferentes desafios sensoriais para os participantes. O foco é simular a vida real fazendo uso do corpo no mundo através de uma caixa de sensações cheia de diferentes materiais para os participantes adivinharem o que é.

  • Rodas de Conversas com o tema “Como ter uma comunicação mais inclusiva?: apresentar formas de se comunicar de forma mais inclusiva e acolhedora. Foram listados métodos como audiodescrição, Libras e Tadoma. Além disso, foram debatidas dicas para ter uma linguagem mais inclusiva, livre de preconceitos e com foco na acessibilidade, tanto em ambientes virtuais quanto presenciais. 

O quarto post apresenta uma sala da Thales onde equipes estão interagindo numa dinâmica.

Participação ativa!

Ao todo, tivemos participação total de mais de 80 pessoas, dentre elas diretores, líderes, analistas e jovens aprendizes!

Nos dias 11 e 12 de dezembro há um evento programado para acontecer em Barueri (SP). Por isso, continue acompanhando nossas postagens e nosso conteúdo para saber os resultados de mais essa iniciativa!

 

Quer incentivar uma cultura inclusiva na sua empresa?

Fale conosco: contato@asidbrasil.org.br

#PessoaComDeficiência

#Inclusão

#Acessibilidade

#Diversidade


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de ASID Brasil

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos