Diversidade & Inclusão
O ideal era que este assunto nem existisse. Chegamos à esta conclusão hoje no nosso maravilhoso almoço de fim de ano do comitê de mulheres da Baker Hughes, em Niterói. Vou te contar por onde passou essa jornada.
Nesta segunda-feira fizemos um Storytelling i-n-s-p-i-r-a-d-o-r com a Nina Dar, nossa Consultora de Transformação Digital em Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto (PLM). Ela viajou o mundo e nos contou que seu maior aprendizado foi ver que o Ser Humano é bom, apesar de tudo o que vemos.
Ainda na terça, recebi um presente da Fernanda Vieira, nossa líder Brasil de D&I, um convite para participar do CFO Forum do D&I da Ernest Young, representando nossa companhia. Ouvi sobre o tema sob um novo olhar, focado em alcançar o corpo executivo de finanças, o assunto foi apresentado com dados de experiência reais com diversas instituições, sob uma perspectiva jurídica, cumprimento de normas governamentais, códigos de ética, adequação de mercado e riscos para a imagem e boicotes nos ramos B2C.
Pra além de toda a clareza no assunto, a Tatiana da Ponte, Sócia Líder LATAM Consultoria de Diversidade e Inclusão, trouxe um breve histórico da evolução de termos aplicados às PCDs que vai de "Deficiente" à “Pessoa com Deficiência", também dividiu sua experiência em entrevistar um candidato para uma vaga para PCD e contratá-lo sem perguntar sobre sua condição especial, afirmando serem as suas habilidades o mais importante para a ocupação do cargo. Foi levantado pelo board as novas minorias que também precisam ser incluídas, como refugiados, imigrantes, desempregados há mais de dois anos e os 55+. Por fim, a Tatiana ilustrou que instituições inclusivas são como um bolo, onde o bom resultado depende do uso de todos os ingredientes misturados de forma homogênea, onde os ingredientes são a diversidade e a inclusão é a mistura.
Na semana passada, com a agenda cheia de 2019 e , o grupo D&I PND da Baker Hughes liderado pela Maria Aurecy, ainda nos trouxe a palestra "Diversidade é fato, Inclusão é escolha", do Eduardo Felix, Plant Manager de TPS. Uma palestra positivista que passa por mecanismos do pensamento humano sobre como e porquê facilmente criamos a negação, a reação, a tristeza e chega nas melhores reflexões sobre a felicidade no trabalho.
Foram verdadeiras explosões mentais por todo lado!
As explosões mentais vem da reflexão, elas se iniciam quando mudamos o ponto de vista a partir da visão do outro, já que a nossa própria tende à se resolver e achar um lugar bem confortável.
E Hoje, foi o momento de refletir sobre tudo que ouvi e começar a compartilhar. No nosso almoço, relembramos todas as atividades de 2019, aproveitamos para contar nossas maiores conquistas profissionais e pessoais. Terminar o encontro com a conclusão de que o ideal era que o assunto não existisse veio do incômodo do forçamento para a criação de espaço inclusivo, como cotas e leis inclusivas, que tínhamos que ser melhores que isso, incluir sem precisar de força de lei. Bem verdade, aproveitei para adicionar que é aí mesmo que desejamos chegar, como em um Nirvana, mas para isso já vamos precisar de todo mundo já junto e bem misturado por forças diversas, que seja a lei ou a cota, mas que também seja o encontro, o entendimento, a ciência; que tudo isso junto vá fazendo o papel de uma boa batedeira, que num determinado momento não é mais necessária.
Um bom fim de semana pra todos!
Supervisora de Treinamento
5 aTexto perfeito Susana, estamos no caminho certo! Tenho certeza que um dia iremos olhar para o outro sem colocar rótulos, sem as cotas e leis inclusivas, onde todos somos IGUAIS com cada um com sua limitação,
Regional FPS Sales Leader North America | Diversity, Equity & Inclusion | Project Mgr. | Compliance | Strategic Planning | Business Growth | Energy Transition
5 aSu, parabéns por compartilhar esse texto. Tantas oportunidades e tantas pessoas especiais engajadas, nos deixa uma certeza: haverá um legado!
Profissional de Supply Chain com mais de 15 anos de experiência em Sourcing, Logística Internacional, Operações Aduaneiras, Regimes Especiais e Compliance Comercial, para a indústria de Petróleo e Gás.
5 aAmei Su! Vc é demais!
Business Development, Contract and Proposal management - strategy, commitment, creativity and motivation - aim generate business and value
5 aParabéns, ressaltou a importância do tema sem ser mais do mesmo