Divisão de responsabilidades em Gerenciamento de projetos
Um dos principais desafios de um gestor de projetos é determinar os papéis das pessoas envolvidas nas atividades.
Na hora de delimitar e desenhar um processo, surgem algumas dúvidas e muitos detalhes. Alguns pontos importantes podem passar despercebidos, mas um ponto que deve ser muito bem definido são as responsabilidades no projeto.
Para facilitar o processo de definição de papéis e responsabilidades em um projeto, você pode utilizar a Matriz RACI. Trata-se de uma metodologia em forma de matriz que facilita a criação de um mapa de responsabilidades mostrando de forma clara e objetiva quais são as atribuições de cada um dos envolvidos.
Embora o nome seja diferente, essa ferramenta é de fácil utilização pois a sigla RACI é um acrônimo das palavras em inglês: Responsible, Accountable, Consulted e Informed.
Traduzindo, temos: Responsável, Aprovador, Consultado e Informado.
Cada uma dessas palavras se refere às atribuições que o colaborador terá nas tarefas de um processo.
Podemos entender cada uma delas de forma mais aprofundada:
- Responsible (Responsável): realiza as entregas do processo, é a pessoa indicada para colocar a "mão na massa" e realizar a tarefa.
- Accountable (Aprovador): acompanha a realização do processo, dá permissão para que seja iniciado ou aprova o resultado e as entregas. Geralmente são gerentes ou supervisores, os responsáveis por verificar se a tarefa já pode ser iniciada, se foi realizada de forma adequada, se está dentro dos padrões da empresa etc.
- Consulted (Consultado): trata-se de uma pessoa que pode contribuir para a realização do projeto. Sendo funcionário de dentro ou fora da organização, dá apoio ao projeto com sua experiência, expertise e conhecimento.
- Informed (Informado): conforme o projeto está em andamento, algumas pessoas precisam ser informadas de sua performance e de suas entregas. Sempre que alguma atividade gerar consequências importantes para algum dos envolvidos, ele deve ser incluído na lista de informados. Este indivíduo também pode ser backup temporal de algum dos envolvidos, por isso é uma boa prática mantê-los engajados.
São muitas funções e tarefas para determinar, mas a Matriz RACI pode facilitar esse processo durante o planejamento do seu projeto. Agora que você já entendeu como ela funciona, aplique no seu próximo projeto!