Do Marketing Tradicional ao Digital
De tempos em tempos surgem novas transformações no marketing.
Toda essa evolução tenta acompanhar o desenvolvimento do comportamento do ser humano. Para atender a demanda, surgem novos conceitos, novos produtos e novas estratégias no marketing, como resposta a essas mudanças.
Marketing vem da palavra em inglês market, que significa mercado.
Marketing 1.0: Orientado no produto
A primeira fase do marketing era orientada no produto. Surgiu após a Revolução Industrial e tinha por base aumentar a produção industrial e minimizar o desperdício.
Também conhecido como marketing de massa, a produção acontecia em grande escala e de forma padronizada. Um grande exemplo é a famosa linha de produção de automóveis de Henry Ford.
Marketing 2.0: Focado no consumidor
A partir da década de 60, o marketing passou a ser orientado no produto. Isso porque houve um aumento da concorrência e os consumidores passaram a ter opções de escolhas. Com isso, o foco deixa de ser no produto e passa a ser no cliente.
Marketing 3.0: Centrado no ser humano
Com a chegada da internet e a globalização, o marketing passa a ser centrado nos valores e o ser humano passa a ser o grande protagonista do marketing.
É neste contexto que surge missão, visão e valores nas estratégias das empresas. Philip Kotler elenca três pilares nesta fase: a colaboração, a cultura e a espiritualidade.
Assim, as ofertas e anúncios dos produtos e serviços passam a satisfazer os desejos e necessidades dos consumidores, gerando valor.
Marketing 4.0: Marketing Digital
Hoje, vivemos na era do marketing digital ou como Kotler diz, marketing 4.0. As estratégias são norteadas pela conectividade e pela autenticidade.
O marketing digital tem o objetivo de atrair e fidelizar o público para daí gerar venda. Utiliza portanto, os meios digitais como as redes sociais e a internet para isso.
O diferencial deste novo marketing está em utilizar uma estratégia específica para cada cliente, ou seja, personalizada pessoa a pessoa, o que o torna muito mais exigente.