Do VUCA para o BANI - Precificação Estratégica

Do VUCA para o BANI - Precificação Estratégica

Mundo VUCA já se fala a cerca de 10 anos na área de negócios, e não é nada novo, foi criado nos anos 80 nas escolas militares. VUCA significa, Volátil, Incerto (Uncertainly), Complexo e Ambíguo ou VICA em português. Resumindo é um mundo onde múltiplas forças complexas agem para transformar a sociedade de diferentes maneiras. Temos ainda o complemento de outro acrônimo, para o nosso português MUVUCA já nem precisaria de tradução, seria o resumo de tudo isso como confusão, kkkk, mas MUVUCA complementa na verdade, com a visão da realidade sendo Significativa e Universal (Meaningful e Universal).  Na verdade este conceito já ficou para trás, a partir da pandemia tivemos a aceleração também da transição do Mundo VUCA para o Mundo BANI. O acrônimo BANI significa Brittle, Anxious, Nonlinear e Incomprehensible, ou, em português: Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível. O conceito passou a ser usado especialmente para descrever o panorama pós-pandemia.

Justamente desta última década para cá, tivemos uma grande evolução digital, a partir da melhora na internet, evolução dos smartphones, surgimento das redes sociais e surgimento do 4G, o acrônimo VUCA deixou de traduzir em sua plenitude o contexto que vivemos.

Em 2018, durante um evento no Institute for The Future (IFTF), o antropólogo e futurista, Jamais Cascio, apresentou esta nova visão em relação ao VUCA. A interpretação de Cascio foi chamada de BANI. Detalhando a comparação em relação a aplicação do VUCA ao período Após a Guerra Fria e BANI em relação a Após a pandemia. E está evolução percebe-se até que não ocorreu simplesmente pela pandemia realmente e sim pela evolução digital.

A Volatilidade virou Fragilidade, de tanto as coisas mudarem o tempo todo e tamanha disponibilidade que temos hoje de informação, gerou uma fragilidade e o termo “Burnout” (exaustão física e emocional, cinismo, desapego, sentimento de ineficácia e falta de realização) realmente é bem mais comum e muito mais relevante / preocupante.

A Incerteza virou Ansiedade. Sim, é claro que o mundo continua inserto (mais que nunca neste momento), mas da mesma forma a ansiedade se tornou um problema muito maior em relação a incerteza, com necessidade maior de foco.

O mundo foi muito além de ser Complexo e se transformou Nada Linear, conseguimos conviver com uma série de coisas complexas, mas hoje vai além, porque o complexo ainda está sobre nosso controle.

É finalmente só mais um consequência das mais eminentes, assim com críticas. Por não sabermos, nem fazer qualquer esforço em apreender a lidar com as diferenças, a Ambiguidade nos levou um nível de sociedade Incompreensível e da mesma forma que os pontos anteriores, se faz ainda mais relevante compreender.

Poderíamos dizer que a evolução do VUCA para BANI, trata-se de ajustar o grau de nossa visão. Se tivermos 3 graus de miopia, até vamos enxergar melhor com o óculo VUCA, feito para 2 graus, mas o que precisamos e ter um visão apropriado a nosso cotidiano atual, de 3 graus de miopia e mais do que acrônimos bacanas ou bonitinhos enxergar as pessoas, seres humanos que estão em nossa volta, suas necessidades. Nos prepar, estudar e desenvolver constantemente. Para que sejamos pessoas e profissionais melhores a cada dia. Nos engajar em causas que façam sentido e termos uma vida relevante e proporcionar que nos negócios obtenham a mesma relevância.  

Assim com já havia compartilhado a publicação: Novos Tempos pedem Novas Atitudes e Posturas. Onde através do belo trabalho pelo SINCOMAVI Educa, compartilho um curso gratuito "Tudo o que você deveria saber sobre a gestão de loja" a partir destes novos desafios. As definições de VUCA e MUVUCA até serviram bem por um tempo, mas novos tempos exigem mudanças e novas posturas.

BANI se mostra com uma bússola mais funcional para os mares nada calmos que passamos. Mas sigamos firmes e cada vez mais munidos de conhecimento e estratégias, afinal:

Mar calmo nunca fez bom marinheiro

Adaptando esta nova realidade e novas necessidades, relacionadas a Precificação Estratégica e Rentabilidade temos:

Fragilidade (B – Brittleness): Não somente vidas, mas muitos negócios e projetos foram infelizmente interrompidos, por falta de planejamento tanto financeiro, quanto o desafio de garantir a competitividade neste cenário ainda mais complicado. Reforçaremos ainda o quanto uma falha num preço errado, pode por todo seu negócio por água abaixo. A fragilidade dos negócios em alguns aspectos se apresenta tão frágil quanto a vida e da mesma forma requer atenção especial a tudo o que é mais sensível, ficará bastante evidente o quanto o mesmo se aplica em relação ao PREÇO.

Ansiedade (A – Anxiety): Nos reforça que uma escolha pode destruir algo, não tem como não ficar ansioso. Com tantas tragédias, escolhemos nos cuidar melhor, não sair de casa, não ler o noticiário, mas escolhemos melhor e com mais critério tudo o que vamos comprar e se o preço já era importante antes, imagine agora.

Não Linear (N – Nonlinearity): Várias ações estão em curso simultaneamente, é um mundo não linear, a pandemia nos trouxe uma certeza mais que eminente, de que nós não temos controle de tudo, o tempo todo. A causa e o efeito muitas vezes estão distantes. Assim como o vírus que você foi exposto agora só te deixará doente daqui alguns dias e o quanto as consequências serão trágicas não podemos saber, seu Posicionamento, assim como suas Estratégias de Negócio e Precificação trarão um resultado que você não está vendo neste momento e isto pode bom ou ruim, talvez você não tenha tempo de corrigir no futuro, se não tomar as melhores ações hoje e da mesma forma, saiba, nem tudo isto na sua mão, o consumidor tem muito mais domínio e influência nos seus resultados do que você imagina.

Incompreensível (I – Incomprehensibility): Diante tantas repentinas mudanças, com tantos acontecimentos, é fácil perder a conexão com a realidade. O avanço tecnológico já vinha muito rápido e de repente tomou conta de tudo. Não temos a menor possibilidade de compreender tudo o que nos cerca e aqui a analogia com o Pricing é algo totalmente natural, talvez você não esteja muito a par da precificação dinâmica, como funcionam os algoritmos, do quanto a internet impulsiona a inteligência artificial e aprendizagem aprofunda (Deep Learning) influenciam na precificação, não somente On Line, mas na venda física também.

Já estávamos num dos períodos mais transformacionais da história antes da pandemia, mas tudo agora foi acelerado exponencialmente. A forma de precificar, ser competitivo e conseguir obter rentabilidade, ou mesmo garantir a saúde financeira e sobrevivência de seu negócio, já vinha passando por mudanças severas e transformações das mais diversas a 10 anos. A diferença é que agora não dá mais para fingir que não está vendo, ou que estas mudanças ainda não são para você.

Ou talvez você não esteja tão por fora desta nova realidade. Mas afinal:

Você está impulsionando a mudança, ou está sendo conduzido por ela?

Temos em breve uma super novidade saindo do forno, que te ajudará muito a respeito de todo este novo cenário e desafios, junto a Poligrafia Editora.

Aguarde e Fique de Olho!! 😉

William Tadeu

Ajudo coaches, consultores, mentores e pequenos empresários. Juntos, criamos sistemas de vendas inteligentes. Diariamente, geramos potenciais clientes qualificados. Tudo isso com menos esforço e mais previsibilidade.

2 a

Excelente, Leandro :)

Fabiano Barreto

Gerente Regional | Coordenador | Vendas | Produtos Financeiros | Gerente de loja

3 a

Otimo texto! Conheco muito sobre VUCA porém foi meu primeiro contato com BANI

Andréa Nista Richter

Gerente de Negócios na SINCOMAVI

3 a

Que artigo bacana! e obrigada por mencionar o trabalho que realizamos no SINCOMAVI 😉

Fabien Datas

Head de Marketing, Trade Marketing, Inteligência de Mercado e do Consumidor, Pesquisa Mercado, Inteligência Comercial e Marketing, Pricing, Sortimento, Analytics, CRM

3 a

Gde Leandro Oliveira ! Eu não sei se este nova acrônimo deveria desmerecer o anterior. Me parece que VUCA não seja menos atual do que 5 anos atras mas me parece que sempre há marketeiros de platão para querer arrumar novas realidades ... o que acha ?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos