Doação de Sangue: Porque todos devem participar?
Doar #sangue não é apenas um ato de amor ao próximo ... É muito mais do que isso. Ao fazer esse gesto, o doador pode dar esperança de vida e saúde àqueles que mais precisam, seja pai, mãe, irmão, amigo ou mesmo uma pessoa que você nunca viu.
Na semana passada foi a primeira vez que doei sangue, e usarei 4 pontos para explicar por que todos devem doar independentemente de quaisquer pensamentos, e também informarei alguns benefícios que você pode oferecer com isso.
1. O que é doação de sangue?
"A doação de sangue refere-se ao processo de coleta, teste, preparação e armazenamento de sangue e seus componentes, os quais geralmente são doados por voluntários".
O objetivo do sistema de coleta e distribuição de sangue é ajudar a garantir um suprimento adequado de sangue para vítimas de acidentes, pessoas que precisam de cirurgia e pessoas que sofrem de certas doenças, além de pesquisas médicas.
2. Porque é extremamente importante
Uma única doação é capaz de salvar até 4 #vidas e não existe qualquer substância capaz de substituir o sangue. De acordo com o artigo do site Scientific American, o #sangue faz muitas coisas, no entanto, o sangue artificial projetado no momento só pode fazer duas coisas: transportar oxigênio e dióxido de carbono, e nenhum substituto que seja capaz de realizar as outras funções vitais do sangue, que são coagulação e defesa imunológica, foi inventado, sendo o sangue real a única opção para transfusões.
3. Não há riscos em doar sangue
Muitas pessoas são contra a doação de sangue porque acham que podem adquirir #doenças ou não terão sangue suficiente após o processo.
Não há riscos em doar sangue. Materiais esterilizados são usados e descartados com segurança após o uso único no doador. Isto é para a segurança da pessoa que recebe o sangue, bem como para a segurança do doador e da equipe que coleta o sangue.
Além disso, todos os candidatos a doações são submetidos a uma #entrevista clínica, na qual os critérios de doação serão avaliados, de acordo com a legislação vigente do Ministério da Saúde / Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Passei por esse processo antes de doar. Portanto, não há risco de contrair qualquer doença durante a doação.
4. A religião por trás da recusa em doar sangue
As testemunhas de Jeová acreditam que é contra a vontade de Deus receber sangue e, portanto, recusam transfusões com frequência, mesmo que seja o próprio sangue.
Segundo Vicente Vera, do site Zenit, eles recusam a #transfusão e doação de sangue devido a alguns versículos da Bíblia, no entanto, as transfusões de sangue não existiam na época do Antigo e do Novo Testamentos, portanto, não há marcos na Bíblia sobre isso.
“A leitura correta da Bíblia diante das transfusões é que isso é uma prática puramente médica, que a Bíblia e a Igreja não têm nada a dizer, pois não vão contra a moral natural ou a lei positiva de Deus, pois em qualquer caso é uma prática adequada e necessária” - Vicente Vera.
Além disso, não prejudica o #doador e beneficia o #receptor.
Concluindo, não há razão para não doar sangue e, especificamente durante esse período de pandemia, muitas pessoas precisam de sua ajuda. DOE sangue; SALVE vidas.