Doação de sangue e medula óssea
Folheto incentivando a doação de sangue no Hemepar/PR

Doação de sangue e medula óssea

Fomos, eu e minha esposa, ao Hemepar ( Tv João Prosdócimo, 145 - Alto da XV - Curitiba/PR) no sábado, 14/10/17 para doação de sangue para a mãe de uma amiga que iria fazer uma cirurgia.

Chegamos às 11:45h e peguei a senha 122. Nesse momento estava sendo chamada a 101. Entre a chegada, cadastro, atendimento pelo médico que mede pressão e faz as perguntas padrão, a enfermeira que coleta uma gota de sangue para verificação de anemia, até a efetiva doação, conseguimos sair de lá as 15:10h, isso porque não tinha tanta gente para doar e alguns foram embora no meio do processo.

Observo que:

a) a estrutura física do local é péssima, é a mesma de anos ;

b) apenas 03 guichês para atendimento, sendo que apenas 2 estavam com funcionários;

c) não há separação entre os processos de cadastro, espera para os atendimentos, etc.Todos os doadores ficam misturados na mesma sala;

d) Não há informações claras para aqueles que querem apenas se cadastrar no serviço de doação de medula óssea, penso que deveria ter uma sala separada somente para esse fim;

e) o processo de doação não foi repensado para diminuir o tempo de espera dos doadores;

f) percebe-se claramente que não há nenhuma espécie de investimento em melhoria estrutural ( local mal iluminado, sem ventilação adequada, etc ), de pessoal ( poucos funcionários atendendo )  e de conforto aos doadores (cadeiras velhas,banheiro imundo, espaço apertado).

Esse é um serviço essencial, que salva inúmeras vidas e que sempre está carente de doadores. Dinheiro há para enfiar em obras fraudulentas ( vide caso das escolas que foram destinados recursos e as obras não foram sequer concluídas, dirigentes envolvidos em falcatruas, etc ).

Porquê não há interesse público nesse tipo de atendimento?

Já está difícil conscientizar a população do valor de cada doação de sangue, e quando aparecem os doadores são tratados desse jeito.

Assim como eu, tenho certeza que outros doadores vão pensar duas vezes antes de irem novamente a esse local, pois é razoável um processo que poderia ter levado menos de 60 minutos, levar mais de 3 horas?

Com certeza o Governo alegará que foi uma situação pontual devido ao feriado prolongado e todas as baboseiras que "ele" costuma alegar para justificar sua incompetência em gerir recursos públicos, mas com apenas 3 guichês de atendimento e nessa estrutura física como seria em um dia normal, 3, 4 ou mais horas de espera?

Espero mesmo que esse Serviço seja repensado, com melhores condições de trabalho para os funcionários, porque eles também são vítimas do descaso, com uma melhor estrutura para os doadores e um processo de doação muito mais inteligente.

Mas mesmo com tudo isso, com minha frustração e desânimo com o que fazem com a Saúde no Paraná e no Brasil, solicito que quem puder doar que não se abstenha de fazê-lo, pois esse ato ajuda muito ,pois tem muitas pessoas que necessitam desse Serviço e estão desamparadas..

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Sandro Gomes de Oliveira

  • Visibilidade e Influência no LinkedIn

    Visibilidade e Influência no LinkedIn

    Aqui dou minhas mais humildes sugestões para qualquer um se tornar o super, mega, ultra cara no LinkedIn: a. Ofereça…

    1 comentário
  • Obaa virei cipeiro, tô garantido.

    Obaa virei cipeiro, tô garantido.

    Muitos, talvez a maioria, dos empregados não querem se candidatar às eleições da Comissão Interna de prevenção de…

    5 comentários
  • O que é ser Técnico em Segurança do Trabalho?

    O que é ser Técnico em Segurança do Trabalho?

    As funções dos técnicos em segurança do trabalho (TST) vão muito além daquelas 18 atribuições listadas na Portaria…

    1 comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos