DRESS CODE!

DRESS CODE!

Olá Pessoal, tudo bom?

Hoje falarei brevemente sobre este assunto em virtude de participar de muitas discussões sobre o tema, principalmente entre os profissionais mais jovens.

 

Obviamente o tema é clássico e claro para muitas pessoas, mas para outros ainda causa diversas dúvidas.

 

Inicialmente quero informá-los que este artigo visa apenas contribuir um pouco com o pensamento sobre o tema. Levem para vossas vidas apenas o que for útil e desconsiderem o restante.

 

Vamos lá... Para começar o "Dress Code" nada mais é do que o "Código de Vestimenta", ou seja, é a regra do tipo de roupa que deve ser usado por um determinado grupo de pessoas em determinados ambientes. Para exemplificar um modelo de "Dress Code" vou citar o advogado como referência, pois a forma de se vestir desse profissional é padrão em todo o mundo. Os profissionais dessa área normalmente usam o terno a gravata e o sapato social. Esse é um modelo clássico e bastante formal. Já os profissionais de outras áreas como Publicidade e Propaganda, Marketing ou Tecnologia, por exemplo, possuem regras diferentes, portanto, será mais comum você encontrá-los com roupas mais do dia-a-dia, ou seja, usando uma calça de sarja ou jeans, camisa social sem gravata ou camiseta, sapato ou tênis. Em alguns casos essa regra pode ser até mais permissiva dependendo da empresa, da cultura organizacional e da região onde a empresa está situada. As empresas de tecnologia denominadas “Startups” possuem um ambiente normalmente mais livres em relação às regras de vestimenta. Alguns dias atrás eu estive em uma empresa onde os profissionais podem vestir bermuda para trabalhar e não há problema nenhum para aquele ambiente. O “Dress Code” dessa empresa é mais permissivo e descontraído do que a maioria.

 

Legal... Passado o entendimento básico, podemos entender um pouco mais sobre os motivos que levam algumas profissões a adotar determinadas regras, por exemplo, os médicos utilizam a cor branca em tudo. Isso é simples e fácil de entender, vamos lá... O motivo é apenas para que seja fácil de enxergar que não há sujeira na roupa do médico. A limpeza e assepsia são muito importantes para essa profissão, portanto, se houver algo estranho na roupa será fácil de identificar com a cor branca.

No caso do banqueiro, usar terno, gravata e lenço demonstram seriedade e conservadorismo, os quais são fatores essenciais para quem trabalha com recursos financeiros/dinheiro.

 

Certamente com essa introdução ao tema, você compreenderá um pouco mais sobre os motivos que levam cada profissão adotar uma regra de vestimenta diferente, talvez você entenda até mesmo o seu modelo de “Dress Code” a partir deste artigo. Independente de tudo isso, gostaria de finalizar com algumas dicas importantes visando ajudá-los no alcance de seus objetivos pessoais e profissionais:

 

- Caso você vá fazer uma entrevista de emprego, leia sobre a empresa, procure pessoas que trabalham na empresa e descubra o “Dress Code” seguido por aquela determinada empresa. Isso o ajudará escolher a roupa adequada para a entrevista e ganhar sinergia e empatia com o entrevistador;

 

- Caso você vá se encontrar com banqueiros ou possíveis investidores, não há necessidade de vestir-se como eles, no entanto, procure roupas que possa demonstrar seriedade, mesmo que não seja o traje formal completo como os que normalmente eles utilizam; e

 

- A mesma dica anterior é válida se você for apresentar uma proposta comercial para um possível novo cliente, ok?

 

Para finalizar, eu recomendo atentar-se aos detalhes, pois isso pode ser fundamental para alcançar o sucesso desejado, seja na vida pessoal ou nos negócios e lembre-se que o “Dress Code” por mais que esteja em fase de mudança, ainda há locais e/ou pessoas que seguem os modelos mais tradicionais, portanto, na dúvida, opte pelo mais conservador.

 

Espero que este artigo seja útil para você. Sinta-se confortável em fazer comentários e boa sorte!

 

Um abraço,

Léo Santos

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos