As duas faces do medo.
Cena - Estou entrando no clube e vejo a moça a minha frente parar no meio da rampa de acesso. Com olhar assustado ela vem em minha direção e justifica-se: “tem um gato ali e eu tenho pavor de gatos. Outro dia dei uma volta enorme só para entrar por outra porta porque vi um aqui”. Pedi que esperasse e depois que verifiquei que o gato já havia ido embora, disse que podia passar.
O dia todo eu lembrei daquela cena, do desgaste que ela teria de dar a volta, do tempo perdido, do medo em seus olhos. Sei que para quem não tem medo, parecia tão pequeno “enfrentar” o gato, mas para ela, a situação era de perigo real.
Há anos aprendi que o medo tem duas faces – a que te preserva e a que te paralisa. Isso foi um divisor de águas para mim que sempre fui muito medrosa e achava que era apenas cuidadosa.
Desde então sigo em frente com a coragem de quem tem medo de ter medo. Penso que as oportunidades acontecem e não podemos deixa-las passar por receio e pela falsa ilusão que logo adiante teremos uma nova chance.
“Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar.” William Shakespeare
Calma! Eu não sou exatamente o exemplo de desbravadora, um pouco distante disso, gosto de planos e pesar os prós e contras antes de uma decisão. Mas aqui falo da coragem de defender seus valores, suas crenças, sua visão.
Pois bem, tenho observado cada dia mais que o medo paralisante domina o mundo corporativo – pessoas que se calam quando o assunto em pauta diverge de seu pensamento; pessoas que se submetem a tratamentos ofensivos por medo de denunciar; pessoas que escondem seu descontentamento por medo de perder o emprego.
“Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.” Platão
Quando o medo me paralisa, tudo a minha volta toma a forma do meu temor e sigo guiada por ele em todas as situações. O medo é um lugar sombrio e ao mesmo tempo acolhedor, pois esconder-se nele traz menos transtornos que enfrentá-lo.
O grande problema aqui é que as empresas perdem ótimas ideias ou oportunidades de melhorias e ganhos quando não fomentam ambientes que incentivem seus colaboradores a expressarem o que pensam de maneira transparente, mesmo que haja algum “choque” nesse processo.
“O maior erro que você pode cometer, é o de ficar o tempo todo com medo de cometer algum.” Elbert Hubbard
Lideranças precisam abrir espaço para desavenças saudáveis, para conflitos de visões e conduzir seus liderados de forma a tirarem o máximo proveito disso. Colaboradores que nunca se expressam ou discordam não significa que são equilibrados ou satisfeitos, mas que não querem ou não podem falar abertamente o que pensam. E essas duas hipóteses são ruins para a equipe.
Tenha medo de ter medo e assuma o risco de ser você.
“O medo tem alguma utilidade, mas a covardia não.” Mahatma Gandhi