E AI: como alimentar sua Inteligência Artificial
E AI eu me entusiasmei com o projeto do Mercado Bitcoin em implantar um BOT para uso amplo geral e irrestrito dos colaboradores e acabei sendo “eleita” pelo Gleisson Cabral como curadora de nossas bases de conhecimento, de tanto que eu importunei o coitado com perguntas, preocupações, ataques de ansiedade e impressões sobre minhas modestas descobertas (obrigada e desculpa alguma coisa, Gleisson!)
Em nosso caso por aqui, além de ser usado como um copiloto para as tarefas diárias, economizando boas horas de trabalho com rotinas que demoram horas, o BOT será responsável para tirar dúvidas triviais do RH (do tipo “como eu marco minhas férias”), encontrar documentos de uso comum (adeus, bagunça na pasta de apresentações institucionais), buscar o histórico da empresa, saber quem são os aniversariantes do dia… sim, a Intranet como a conhecíamos deve desaparecer em breve, e será trocada por simples perguntas.
E AI que não dá para cuidar sozinha das bases de conhecimento tão grandes quanto distintas. Entram em cena os mantenedores de cada uma das áreas que gastam tempo com demandas e rotinas repetitivas. E quais áreas podem contribuir para ampliar o conhecimento da massa de funcionários de uma empresa. Resposta: Todas.
Ser guardião de uma base de conhecimento é como cuidar de um tamagotchi, aquele bichinho de estimação que tirou o sono de uma geração de crianças nos anos 1990. Precisa cuidar, alimentar, revisar e melhorar. Base de conhecimento sem atualização permanente se torna inútil (se não perigosa em caso de informações cruciais obsoletas) em pouco tempo.
Recomendados pelo LinkedIn
Quero dividir aqui algumas práticas para quem, assim como eu, tem um “tamagotchi” para chamar de seu. Vale deixar bem claro que as dicas abaixo foram dadas pelo próprio Chat GPT:
E você, já está participando de iniciativas de BOT corporativo? Aí no seu local de trabalho como a IA está sendo utilizada? Conte aí.
Gerente de Comunicação e Marketing
6 mParabéns, Patty! Muito bom!
UX Researcher I Strategy I Innovation I Research Ops I Product discovery
6 mQue projeto massa Patricia Nakamura 😍
Advogado
6 mComo sói, excepcional sua leitura sobre o tema, para além da superficialidade pedestre Gostei por demais do "E AI" - vc é f*da :D sou fã antes de ser modinha, ou seja, antes deste milênio
Ajudo empresas a desenvolverem uma cultura de inovação conectando visão de produto, estratégia de negócios, design, tecnologia e foco nas pessoas.
6 mPatricia Nakamura, gostei demais! É muito legal ver como iniciativas, em teoria, simples, podem oferecer ganhos de experiência importantes. Suas dicas são precisas e começar com a curadoria e governança sobre os dados que serão incorporados aos LLMs é condição fundamental para o sucesso de qualquer iniciativa de IA. Estou ansioso pelos próximos! 😘
Marketing
6 mAdorei o conteúdo, Pati!