E QUANDO O RISCO SE MATERIALIZA E O ACIDENTE ACONTECE?
A ocorrência de um acidente do trabalho não é nada agradável, ela nos traz uma sensação de culpa e o seguinte questionamento: onde foi que falhamos? Sim, quando um acidente acontece, várias barreiras falharam sejam elas administrativas, mecânicas, de processo e/ou humana, um evento nunca acontece por si só.
Fonte da imagem: PilotoPolicial
Trago essa reflexão porque sempre que tomamos conhecimento de um acidente, sobretudo os fatais, ficamos pensativos e mais uma vez tomamos consciência da importância da prevenção.
Encontrar um ponto de equilíbrio no exercício da função de Técnico em Segurança do Trabalho, talvez seja o maior desafio da área. E qual seria esse equilíbrio? Equilibrar as pessoas em situação de trabalho no dia a dia e o que a liderança traz como valor.
Um acidente do trabalho passa por várias mãos, ele reflete a falta de atenção a gestão de risco, e aqui reforço mais uma vez, a GESTÃO DE RISCO NÃO PODE FICAR NO PAPEL, ela é dinâmica e presente, deve estar em cada fase do processo, em cada equipamento e em cada ferramenta. Por isso a importância do líder, pois ele é o elo entre os setores, é ele quem dita a regra do jogo com sua postura e suas ações.
Recomendados pelo LinkedIn
Fonte da imagem: Blog Segurança do Trabalho
Pensando nesse dinamismo da gestão de risco, é necessário que a ida as frentes de trabalho, sejam produtivas e educativas e não punitivas, temos que nos despir do uniforme de “fiscal” e “ao tocarmos uma alma humana sejamos apenas outra alma humana” Carl G. Jung.
Então quando um risco se materializa e a perda se torna realidade, é hora de rever os nossos conceitos, nossos valores e nossas ações.
Será que colocamos a integridade das pessoas em primeiro plano? Ou estamos apenas preenchendo papel para o momento da auditoria.
Que possamos estar atentos aos sinais do nosso dia a dia, que ao colocarmos um trabalhador em uma sala de treinamento, que tenhamos a humildade de aprender com ele através de sua experiência. Uma educação voltada para o trabalho acontece quando os dois lados contribuem e assim, construiremos trabalhadores com atitudes prevencionistas.
Um forte abraço e prevenção em primeiro lugar!
Estrategista de Carreira em SSMA / Acelerador de Resultados / Analista Comportamental / Mentor e Coach de Desenvolvimento Humano
2 aPrezado LEONARDO AUGUSTO DOS SANTOS, excelente a sua reflexão. Muito obrigado. Meu único comentário, é que sim, devemos ser humanos (inclusive falo para meus colaboradores e mentorados, que a área de Segurança do Trabalho é a mais humana das engenharias), porém, até que a Segurança vire VALOR, entendo que a existência de Regra de Ouro deva existir. O que devemos ter em mente, é que aplicação de uma sanção, não é uma retaliação, mas sim, uma correção. Obrigado por compartilhar sua experiência e conhecimento. Grande abraço.