E se amanhã você não for o CEO, quem você será?

E se amanhã você não for o CEO, quem você será?

Todos nós, em algum momento, precisamos encarar alguma pergunta difícil. 

No corporativo onde o status e o título definem tanto, você já se perguntou quem você seria se, de repente, não fosse mais o CEO? 

Se amanhã sua posição deixasse de existir, quem seria você? 

É uma pergunta importante, que nos força a refletir sobre o verdadeiro legado que estamos construindo e sobre o impacto real que deixamos no mundo.

Ao longo da sua carreira, você investiu em construir poder, conquistar resultados, liderar equipes e expandir negócios. 

Mas eu te pergunto: o que sobra quando tiramos tudo isso? 

Se a essência da liderança é a pessoa que você é, como você se enxerga fora do ambiente corporativo? 

E mais importante, como os outros te veem?

“A pessoa que você é, é o líder que você é”. 

〰️Não há como separar essas duas coisas. 

Se você é alguém que lidera com empatia, compaixão e consciência, sua liderança será um reflexo desses valores. Por outro lado, se você é movido pelo ego, pelo desejo de controle e pela necessidade de afirmação, isso também se manifestará na sua liderança.

Já li diversas vezes os livros Capitalismo Consciente e Empresas que Curam, que me trouxeram aprendizados bem importantes, para a construção da minha narrativa com o meu público final, que são pessoas profissionais com cargos de alta relevância, mostrando que  aprendemos que o verdadeiro poder de uma empresa está na sua capacidade de gerar impacto positivo, não só para seus acionistas, mas para todos os stakeholders

〰️ Isso inclui funcionários, clientes, fornecedores e a comunidade em geral. 

E isso começa com uma liderança consciente, aquela que entende que seu papel vai além de gerar lucro e que está disposta a criar um ambiente de crescimento, confiança e respeito.

👌 Leia também o artigo escrito pela Renata Rivetti para a Fast Company que tem muita conexão com o que eu tô trazendo aqui.

Como ser feliz com suas escolas, em um mundo de inúmeras possibilidades.

Continuando.

“Você pode ter poder com os outros, em vez de ter poder sobre os outros”. 

Tradicionalmente, fomos ensinados a associar liderança com poder. 

〰️ No entanto, o que muitos ainda não percebem é que o verdadeiro poder não reside em controlar ou comandar, mas em colaborar e inspirar. 

Quando você exerce poder com os outros, cria um ambiente onde todos têm voz, onde a inovação nasce e o sucesso se torna algo a ser compartilhado. 

Esse é o tipo de poder que constrói organizações resilientes, capazes de prosperar em tempos de mudança. E, mais importante, esse é o tipo de poder que constrói legados que resistem ao teste do tempo. 

Estudem sobre a história do Whole Foods, é inspiradora. 

E Se Amanhã Você Não For o CEO?

Gosto dessa pergunta, porque me gera muita reflexão. 

Ela também te chamou a atenção? 💡

Quem você será se o título desaparecer? 💡

Qual será o seu legado? 💡

A resposta a essas perguntas está intimamente ligada ao conceito de liderança consciente e ao impacto que você deseja deixar no mundo. 

〰️ Eu particularmente, me importo com isso. 

Deixando aqui mais uma indicação de leitura sobre esse tema, O livro Liderança Shakti, nos mostra que a liderança moderna precisa integrar a força e a compaixão, a estratégia e a empatia. 

Não se trata apenas de tomar decisões difíceis, mas de fazer isso de forma a respeitar e valorizar as pessoas envolvidas. 

Esse equilíbrio é fundamental para criar um repertório que seja sustentável e significativo.


❤️🔥 Então, indo para a prática: Como traçar sua jornada para comunicar seu legado:

Agora que você já refletiu sobre quem você é sem o título de #CEO, é hora de pensar estrategicamente sobre como comunicar sua história e consolidar sua autoridade. 

A construção de uma marca pessoal forte e autêntica é importante para garantir que seu impacto se estenda além dos espaços da empresa que você lidera. 

1. Defina Claramente Seu Legado

Antes de qualquer coisa, você precisa ter clareza sobre o legado que deseja deixar. 

Pergunte a si mesmo: quais são os valores pelos quais você quer ser lembrado? 

Que tipo de impacto você deseja que seu trabalho tenha na vida das pessoas e no mundo? 

Esse legado deve ser a espinha dorsal de todas as suas ações e comunicações daqui para frente.

2. Construa Sua Narrativa Pessoal

A narrativa é poderosa. 

Ela é o que te diferencia da grande massa. 

Comece a moldar a história que você quer contar, baseada em suas experiências, aprendizados e valores. Essa narrativa deve ser consistente e refletir não apenas suas conquistas, mas também seus desafios e o que você aprendeu ao superá-los. 

Compartilhe essa história em palestras, artigos e em redes sociais, especialmente no LinkedIn.

3. Invista em Relacionamentos Autênticos

Um legado não é construído sozinho. 

É fundamental que você cultive relacionamentos genuínos e de valor. 

Conecte-se com outras lideranças, mentores e influenciadores que compartilham sua visão e valores. 

Essas conexões são essenciais para amplificar sua voz e espalhar sua mensagem.

4. Utilize as Plataformas Certas para Comunicar Seu Propósito

Não se limite ao ambiente corporativo. 

Expanda sua presença em plataformas digitais e fora delas, como eventos e conferências. 

Publique artigos, participe de podcasts, escreva um livro — qualquer meio que permita que sua voz seja ouvida. 

O importante é que a plataforma escolhida esteja alinhada com o público que você quer impactar, assim como com a sua idetidade e perfil.

🚩 VOCÊ NÃO PRECISA FAZER O QUE TODO MUNDO FAZ.

Você pode contar com o Apoio da We Are Aster para a construção da sua comunicação aqui no #LinkedIn, fale com a Jocasta Aline Görll .

E com os projetos de Assessoria de Imprensa, da Comunica PR, também liderada pela Maria Carolina Martins Rossi .

Elas são fantásticas. 🍀

5. Seja Coerente e Autêntico em Todas as Suas Interações

A coerência entre o que você diz e o que você faz é fundamental para construir credibilidade. Se você prega uma liderança consciente, deve demonstrar isso em todas as suas ações, desde pequenas interações até grandes decisões. 

As pessoas se lembrarão de como você as fez sentir e se suas ações refletem suas palavras.

6. Eduque-se Constantemente Sobre as Novas Demandas da Liderança

A liderança está em constante evolução.  

Para a construção desse caminho, conte com a Suzana Cunha .  

Gosto sempre que trazer também para essa narrativa, o que não fazer na construção do Seu Legado:

▪️ Não Seja Superficial: Evite criar uma imagem artificial que não reflete quem você realmente é. As pessoas percebem quando algo não é autêntico, e isso pode prejudicar seriamente sua reputação.

▪️ Não Subestime o Tempo e o Esforço Necessários: Criar um legado duradouro é uma maratona. Não caia na ideia de buscar resultados rápidos. Tenha paciência e persistência.

▪️ Não Ignore a Importância da Escuta: A liderança não é apenas sobre falar, mas também sobre ouvir. Não subestime o valor de prestar atenção ao que seus seguidores, colegas e mentores têm a dizer. A escuta ativa pode trazer boas ideias. 

▪️ Não Seja Motivado Pelo Ego: Se o seu impulso principal é o reconhecimento ou a necessidade de ser visto como importante, você corre o risco de construir algo que não perdurará. A verdadeira liderança é movida por um propósito maior, não pelo ego.

▪️ Não Isolar Seu Impacto à Empresa Atual: Seu legado deve ultrapassar a empresa que você lidera. Concentre-se em como seu impacto pode beneficiar a sociedade como um todo. Pense globalmente, agindo localmente.

Obrigada por ter me acompanhado até aqui. 

Com carinho, 

Jéss. 


Foto: Gabi Marrero.

Eu sou a Jéssica Simões, estrategista de LinkedIn e LinkedIn Top Voice 2024!

Fundadora da Aster, uma comunidade 100% feminina, especializada em criar conteúdos através do serviço de Ghostwriter, atendemos grandes marcas e executivos (ª) do setor da Educação, Tecnologia, Varejo, Inovação, Direito/Jurídico, etc. Certificada {CHO} Chief Happiness Officer, pelo Reconnect | Happiness at Work, Executive Coach pela Escola SLAC, Palestrante, Consultora e Especialista em Empregabilidade e Inteligência e Gestão de Carreira.

Ajudo você a construir e a roforçar a sua reputação no LinkedIn e a inserir os seus colaboradores na maior rede social de trabalho no mundo, com segurança.

Você pode me acompanhar também na rede social ao lado @ JessSimoes, me mandar um e-mail como os incas faziam >jessica.simoes@weareaster.com.br ou me dar um “oi", no Inbox.

O QUE PODEMOS FAZER JUNTOS:

👉🏾 PALESTRA & WORKSHOP:

Inserir o seu colaborador com segurança no LinkedIn pode ser uma ação importante para fortalecer a sua marca empregadora. Em 1h30 de troca contextualizo o #LinkedIn para que todo o ecossistema da marca entenda a sua importância.

Confira os temas que podem ser trabalhados:

  • Como fazer network e gerar negócios no LinkedIn driblando o medo da exposição; (Indicado para todo o time e qualquer empresa).
  • Como inserir o seu colaborador com segurança no LinkedIn; (Indicado para times de liderança).
  • LinkedIn para vendas: na contramão do “LinkedIn como Máquina de Vendas”, como captar #Leads sem transformar a plataforma em um grande Spam de Vendas; (Indicado para times de vendas e marketing).

👉🏾 IMERSÃO | LinkedIn DAY para Lideranças: como os cargos de decisão podem usar o LinkedIn a favor da marca; (Indicado para cargos diretivos).

👉🏾 Assessoria e Produção de Conteúdo para LinkedIn: Transformamos uma hora do seu dia em um mês de conteúdo. Nossa metodologia conta com Ghostwriters prontas para te ajudar a se destacar no LinkedIn e também LinkedInPage.

👉🏾 MENTORIA: LinkedIn: MENTORSHIP PROGRAMME! 2024 indicado para pessoas profissionais que desejam apoio para ampliar sua presença no LinkedIn, seja para aumentat visibilidade, destacar-se no mercado de palestras ou vender mais seus produtos e serviços.



Roberta Avelino (she/her)

Lean Manager @BAUER Group #BauerPower | “Brightest star” Women Automotive Awards and “Outstanding personality under 35” Best of 🇧🇷 in the 🌍 Awards | One Young World Ambassador | Speaker | Mentor

3 m

Eu amei muito a reflexão que você trouxe Je!! Sou sua fã 🤩 você sempre crescendo, inovando e levando um monte de gente COM você! Amo o seu servir!!

Felipe Rodriguez Alvarez

CEO at The Enlighten Company S/A

3 m

Eu continuarei andando com minhas camisetas pretas baratas, um chinelo e inventando alguma “moda” para ocupar a minha cabeça. Acho que faria exercícios 2x ao dia para ver se minha barriga encolhe um pouco mais. 😂

Jones Augusto

DIRETOR EXECUTIVO EM SERVIÇOS DE SAÚDE - Diretor Administrativo | Administrador Hospitalar | Diretor de Operações | Operadora de Saúde | Gestor de Rede de Saúde | CEO

3 m

Equilibrio, sabedoria, amor e fé! Não sou CEO, estou CEO! Entretanto não estou lider, continaurei sempre sendo lider, concluo que sou ! Inspiiro, motivo, esstimulo e auxlio... sirvo e caminho, sem medo de deixar de ser. Prefiro caminhar a favor do vento. Sem lenço e com documento, muito nas mãos a oferecer, sem preocupar com o bolso e enfatizando a cabeça. Belo artigo

Jocasta Aline Görll

Head de Relacionamento | Inteligência e estratégia de LinkedIn para C-Suits: ampliando o acesso a uma experiência diferente e personalizada em comunicação.

3 m

Tirar um tempo para pensar na carreira é essencial. Estabilidade não existe, nem no CLT e nem no PJ. Se não tirarmos um tempo para planejar a nossa carreira e olhar para nós, ninguém vai fazer isso pela gente. Então um dos pontos fortes do ser artigo é: Construa Sua Narrativa Pessoal, não tenha medo de falar de si, das transformações que gerou, dos erros que cometeu que geraram novos caminhos. A vida não termina nos 50,,60,70 anos, ela termina quando paramos de olhar pra quem somos de verdade, para o nosso propósito e deixamos de lado tudo que podemos fazer para transformar a vida das pessoas ;)

Felipe (Fipa) Freitas

Inovação | Pessoas & Cultura | Branding | Growth

3 m

Excelente reflexão! Meu trabalho de branding é totalmente pautado nisso, eu acredito q uma marca é construida pelo impacto que ela causa nas pessoas e a marca pessoal é tambem uma marca, muito mais forte do que um logotipo bonito é esse impacto.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Jéssica Simões

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos