Economia Circular
Você sabia que a produção de plásticos aumentou quase que continuamente desde a década de 1950, de 1,8 milhão de toneladas no ano de 1950 para 456 milhões de toneladas no ano de 20181? E que no Brasil, 2,3 milhões de toneladas de plástico têm alto risco de chegar ao mar2? Esses são exemplos de como o modelo de economia linear, baseado na produção, consumo e descarte, gera um enorme impacto negativo no meio ambiente. Mas existe uma alternativa: a economia circular.
A economia circular é um modelo de desenvolvimento sustentável que busca eliminar o desperdício e a poluição, manter os produtos e materiais em uso e regenerar os sistemas naturais. Nesse modelo, os resíduos são transformados em recursos para novos produtos, reduzindo a extração de matéria-prima virgem e as emissões de gases de efeito estufa. Além disso, a economia circular gera benefícios econômicos, sociais e ambientais, como a criação de empregos, a inovação, a eficiência e a preservação da biodiversidade.
Se você se interessa por esse tema e quer saber mais sobre como a economia circular pode contribuir para o meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável, confira os links abaixo:
Recomendados pelo LinkedIn
Espero que você tenha gostado deste post e que ele tenha despertado a sua curiosidade sobre a economia circular. Se você gostou, compartilhe com os seus contatos e deixe o seu comentário. Obrigado pela atenção e até a próxima! 😊