“Ecossistema de startups” existe?

“Ecossistema de startups” existe?

No mundo paralelo dos empreendedores de startups existem alguns termos populares e batidos, o “ecossistema de startups” com certeza é um deles. Por ser comum, provavelmente esse termo possuí uma série de percepções diferentes. Apesar de algumas dessas percepções serem muita rasas, acredito que tem uma maneira de enxergar o ecossistema como algo realmente saudável.

Engana-se quem pensa que criar e manter um ecossistema de startups é somente viabilizar eventos e palestras, essas que inevitavelmente abordam sempre os mesmos assuntos. Apesar destes movimentos terem sua importância, em determinado ponto da jornada empreendedora conteúdos expositivos não produzem mais tantos efeitos práticos.

Ecossistema significa, pelo menos pra mim, indivíduos que colaboram entre si pela sobrevivência de todos. Algo extremamente importante para que um ecossistema exista é que os indivíduos entendam que o crescimento dos outros indivíduos importa no crescimento de todo o ecossistema. Essa colaboração está muito baseada na capacidade empatia desta comunidade e o senso de pertencimento, o que é capaz de proporcionar que os indivíduos colaborem de forma sincera e sem expectativa de retribuição imediata.

Instituições e organizações que pretendem criar um ecossistema de startups devem estar preocupadas em introduzir essa cultura de colaboração e criar espaços para que os empresários troquem suas informações.

Um bom ecossistema de startups é aquele onde os indivíduos se ajudam de forma qualificada e sincera, não utilizando seus recursos como moeda de troca para conseguir vantagens individuais.

Em minha jornada como empreendedor de startups pude contar diversas vezes com a ajuda de outros empreendedores, sem qualquer necessidade de retribui-los. Muitas dessas ajudas foram fundamentais para o desenvolvimento do meu negócio, tal como as que ainda virão. Da mesma forma, sempre que percebo que a possibilidade tento colaborar com outros empreendedores.

Essa colaboração não precisa ser complexa para ser efetiva, as vezes é contar sobre uma experiência, um simples e-mail ou, até mesmo, uma indicação de contato. Uma pessoa pode fazer a total diferença na vida de uma empresa, se você acha que conhece essa pessoa não te custa absolutamente nada promover essa conexão.

Pela minha experiência, eu acredito muito no ecossistema. Uma mensagem de WhatsApp pode mudar a vida de muita gente, ajude seu colega empreendedor promovendo conexões e conversas. Crie ambientes e cultura onde essas colaboração exista. Juntos somos mais fortes.

Ernandes Felipe

CEO e Diretor de estratégias

10 m

Vinicius, muito bom esse conteúdo, valeu por compartilhar .. 🙂

Jean Cavalheiro

Arquiteto de Soluções | Especialista em projetos para o setor público | Pré-vendas Técnico

4 a

Excelente abordagem sobre o assunto, Vini!

Rafael Sartori

CEO Banco Prisma - Banco das grandes redes

4 a

A maioria das iniciativas tendem a gerar concorrência ! Engana-se ser empreendedor quem tem medo de compartilhar ideias e contatos, mais ainda quem não vê no outro uma oportunidade! 🙌🙌

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Vinicius Leonart

  • A Indústria 4.0 também está doente

    A Indústria 4.0 também está doente

    Provavelmente todos os textos publicados nesse site tem como tema principal o efeito da COVID-19 nas empresas…

    1 comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos