Educação Ambiental: Como mudança nas Escolas
Educação Ambiental: Como mudança nas Escolas
A Educação Ambiental nasceu como solução para um problema maior, que é a garantia de sobrevivência das atuais e futuras gerações.
É preciso que acompanhemos a história desde a época da colonização para entendermos a seriedade que é o consumo dos nossos recursos naturais “não renováveis” sem o pensamento focado nas futuras gerações.
É preciso entender que o papel das escolas e a figura do educador são fundamentais para a realização de uma sociedade consciente da sua responsabilidade com o nosso planeta e com sua subsistência.
Quando iniciei esta pesquisa e pensei no título Educação Ambiental: Como proposta de mudança nas escolas, pensei que mesmo com toda a dificuldade, e falta de vontade política a Educação Ambiental está de uma maneira ou de outra sendo exposta nas disciplinas curriculares, mas vemos que a realidade não é bem assim.
Todos os profissionais entendem a importância da escola na Educação Ambiental, a escola é formadora, mediadora, responsável pelas ações, é aquela que informa, treina, orienta, mas também é aquela que transforma o aluno em um cidadão consciente de seus atos e responsável por eles.
Essa é a importância da escola na Educação ambiental, a escola desde os anos iniciais propaga e ensina a importância do meio ambiente e como podemos mudar para um futuro renovável para todos. Essa é a escola de mudanças.
E quem é o professor neste contexto? É o mediador, é o profissional, que faz tudo acontecer no contexto da educação, ele é o personagem principal na Educação Ambiental. O professor trabalha os conteúdos utilizando diversas formas para que seu aluno adquira o conhecimento necessário para que a mudança ocorra.
Levando em consideração esses aspectos eu questiono, a educação Ambiental está realmente sendo empregada nas escolas? Os professores estão realmente preparados para trabalhar esse conteúdo?
Em minha compreensão baseado na pesquisa, não vejo a Educação Ambiental sendo trabalhada de forma eficaz nas escolas hoje.
Por que apesar de termos leis que regulamentam o ensino da Educação Ambiental a realidade aqui apresentada nos mostra o contrário.
Marcelo Pontes 07/2018.