Sobre a educação ambiental continuada
Deve ser integrada à escola não como uma pasta específica, mas através da promoção do pensamento crítico e do desenvolvimento da noção de pertencimento ao meio ambiente. De maneira que o indivíduo esteja consciente do seu papel como parte da natureza e não apenas como beneficiário dos recursos naturais.
O maior problema é de fato a cultura de consumo que infelizmente é muito difícil ser desconstruída, até mesmo por quem já tem essa consciência ambiental iniciada mas que se vê limitado diante das opções de produtos e serviços oferecidos pelo mercado, onde o custo-benefício nunca é atrativo quando se trata de itens com certo grau de sustentabilidade.
Por fim, temos ainda a ideia da educação ambiental como algo pontual, que se dá esporadicamente, diferente do que reza a Política Nacional de Educação Ambiental. A própria existência de disciplinas como "Educação Ambiental", não no sentido pedagógico, mostra que ainda estamos caminhando para o desenvolvimento de uma cultura que nos traga este sentimento de pertencimento e responsabilidade pela manutenção da preservação do meio ambiente. Não sejamos apenas espectadores da natureza plena ou dos impactos sofridos por ela.