EDUCAÇÃO E COMPETITIVIDADE

Constatou-se que em países mais desenvolvidos o índice de suicídio e o consumo de drogas ilícitas aumenta a cada ano.

Uma das causas destes eventos está relacionado com a alta competitividade e problemas de origem educacional.

Quanto a alta competitividade, esta deve-se a tortura mental que os pais e a sociedade submetem os jovens a se destacarem no mercado de trabalho, de certa forma, impondo que eles sejam bem-sucedidos profissionalmente.

O ser humano está perdendo o hábito de ter uma vida simples. Será que a vida não vale a pena ser vivida de uma maneira simples intelectual e financeiramente?

Será que um emprego simples as realizará profissionalmente permitindo que tenha uma vida modesta e feliz?

Quanto a educação, alguns pais afirmam que não querem que os filhos passem as mesmas necessidades que eles tiveram que passar.

Assim a criança ou o jovem não aprendem, não valorizam as coisas e tornam suas vidas um desastre, tanto nos relacionamentos humanos, nos estudos e no trabalho.

A carência que temos hoje quanto a educação dos filhos pelos pais, se reflete na sociedade, como a falta de respeito e outros aspectos de  deveria ter consigo mesmo, com os outros e com o ambiente.

O respeito a si mesmo consiste em se viver segundo as próprias ideias e não seguir o exemplo que se reprova nos outros.

O respeito aos outros consiste em não fazer ao nosso semelhante o que nós não gostaríamos que eles fizessem conosco.

Quanto ao respeito ao ambiente, respeitar a natureza e preservá-la para gerações futuras.

A moral implica em um equilíbrio entre os direitos e deveres de cada um.

A educação que consiste em ensinar valores éticos, parece perdida, a maioria dos pais já desistiram neste campo e já não tem mais referências necessárias para educar corretamente os filhos, e não fazem de si um exemplo para ser seguido.

Muitos pais descarregam suas responsabilidades nos professores, sendo que eles deveriam fazer com que os filhos praticassem as virtudes espirituais da alma, tais como a humildade, tolerância.

O que mais necessita o ser humano de todas as idades é a educação espiritual, isto é, transformar cada um de seus defeitos da mente, moral e espiritual, em sua qualidade oposta, por exemplo, desonestidade pela honestidade, intolerância pela tolerância, maldade pela bondade, orgulho pela humildade, fazendo com que o ser humano seja digno.

Se todos os seres humanos adquirissem através da educação as virtudes de tolerância, generosidade, humildade, fidelidade, polidez e honestidade, respeitando a si mesmo aos outros e ao ambiente, ao invés, da busca estressante e depressiva de bens materiais muitas vezes resultantes de pressões da sociedade e familiares obrigando-os a serem altamente competitivos, se autodestruindo e destruindo o ambiente externo, perceberiam que a felicidade existe e está bem próxima de cada um.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos