EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: PRA QUÊ E QUEM?

Antes de mais nada, eu sei que "tá na moda" empreender. Já faz tempo que vemos um monte de empreendedor de palco passar pelas redes sociais e palestrar sobre fórmulas mágicas. Muita gente acreditou e embarcou nesse discurso. Porém, a teoria é SUPER diferente da prática, e aí o aprendizado é na marra - quem se iludiu tomou uns golpes. Com a crise econômica, muita gente foi empreender. A necessidade foi a motivadora e tem uma galera quebrando a cabeça - faz parte. 

P.S: Não é errado empreender na necessidade. Muita gente fez isso e se deu bem na vida. Montou um negócio e encontrou uma paixão. Minha observação é que poderíamos ter aprendido algumas lições antes e não com discursos vendedores da internet.

Eu comecei a empreender aos 12 anos. Pegava a revista da @Avon e da @Natura de uma vizinha e vendia cosméticos na escola. Coleguinhas compravam gloss com glitter, professora comprava renew e inspetora comprava maquiagem. No final do mês, tinha R$100, em média, de comissão - na década de 90 isso era muito pra mim: comprava meu lanche, ia no cinema e quando tinha aqueles livros paradidáticos da escola comprava pra ajudar meus pais. Vendi revistas até os 15 anos. Depois comecei a vender bijus - no início, ia no SAARA (mercado popular carioca) comprar as peças e revendia na escola, depois comecei a criar as minhas próprias. Passei 2 anos assim. E a vida seguiu sempre com essas iniciativas.

Depois de um tempo no mercado de trabalho - mas sempre com o desejo de ter meu próprio negócio, criar minhas coisas, vender aquilo que acredito que vai fazer a diferença na vida das pessoas - aprendi sobre intraempreendedorismo.

Intraempreendedorismo é a versão em português da expressão ''intrapreneur'', que significa empreendedor interno, ou seja empreendedorismo dentro dos limites de uma organização já estabelecida.  Nas minhas palavras: Mesmo com uma carteira assinada ter olhar e atitude de dono dentro da companhia alheia. Zelar, cuidar e se entregar aos projetos como seu fossem seus filhinhos <3 Mas aí tem a questão de acreditar naquilo que se faz e está envolvido - esse é outro papo que podemos falar numa próxima oportunidade.

O que quero dizer? Desde jovem, eu já tinha essa atitude pq na minha família quase todo mundo tinha um negócio. Sei tudo? NÃO. Ainda tomo porrada e aprendo dia após dia - graças a Deus!

Atualmente, prestando consultoria que deveria ser de marketing digital acabo dando uns passos para atrás com meus clientes. Precisamos falar sobre empreendedorismo. Atendo alguns profissionais da área da saúde, autônomos e especialistas em outras áreas que eles são "o negócio", porém eles não entendem sobre negócios - estão aprendendo isso na marra. Na verdade, eles nem se dão conta disso. Só depois de muito bate-papo e questionamento caminhamos para essa conclusão.

O que quero reforçar é que já que não temos educação empreendedora nas escolas - porque na minha opinião isso deveria ser aprendido no ensino fundamental e médio, devemos então ensinar em casa. Estimular essa atitude nas crianças. 

Acredito que como o futuro - que muitos tem falado e tendenciado, porém ninguém sabe com certeza como será - virá com a extinção de muitas profissões e mercado, precisamos desde cedo estimular HABILIDADES. E para nós que já estamos no mercado, vamos continuar aprimorando as existentes e desenvolvendo novas, certo?!

Significado de Empreender

Conseguir ou tentar fazer (algo muito difícil); tentar: empreender um trabalho excessivamente perigoso.

Colocar em desenvolvimento e/ou execução; realizar: empreender tarefas; empreender passeios.

Independente da vontade de ser seu próprio chefe, de trabalhar em uma companhia, de ter uma carreira solo, da idade, da carreira.... EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA É PARA TODO MUNDO!





Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Roana Reboredo

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos