educação física escolar [4] - a sensação no fim de semestre
print, do instagran", de algumas mensagens de alunos (e outras conexões) quando souberam que entrei em férias

educação física escolar [4] - a sensação no fim de semestre


Por motivos de planejamentos, fui informado que sairia de férias e só voltaria para assinar os papéis. Assim termina meu contrato de 3 anos. Ano que vem devo novamente participar de todo o processo seletivo relacionado ao contrato de professores temporários na rede estadual paulista, dentro da lei, como fiz das outras vezes.


Por causa da minha saída, os alunos confessam sentir falta da minha presença lá, onde informam ter sido marcante o bastante para melhorarem em seus comportamentos; esclarecedor o suficiente para selecionarem algumas escolhas e interessados o suficente para aprenderem a filtrar apenas aquilo que lhe é conveniente em vez de absorver tudo. Como é esperado de quem cuida de sua sáúde mental. Que foi tema da matéria de "Eletivas" deste ano. Há um desânimo de certa forma na escola porém estão lidando com a situação como podem, cada um em seu modo de ver a si mesmo e ao mundo.


Veja também:



Parei para fazer algumas comparações conforme os relatos e "curtidas" que alguns conectados aqui fazem constantemente e faço perguntas abertas:


  • A empresa, ao demitir um funcionário, leva em conta os laços afetivos em torno dele, ainda que este tenha feito o melhor do seu trabalho no período que esteve? Percebo em alguns casos uma sensação de injustiça. Que talvez abale o convívio entre as pessoas.
  • A empresa teria tempo de dar um treinamento adequado e adaptado um novo funcionário em seu lugar num tempo previsto de modo inteligente? E em certas épocas do ano isso seria... planejado? Eu entrei em férias sem pedir e as 14 salas estão sem professor.
  • A empresa pensa em dar meios para fazer com que esse funcionário não saia e perca o talento? Por vezes tive problemas com alunos e pais e dessa vez não pedi demissão. Mas houve um caso há muito tempo em que saí de uma escola por causa do desrespeito exagerado e generalizado, porque não estudei para aquilo.


Além disso, imagino as linhas de pensamento:


  1. As empresas ou organizações estão interessadas nos talentos promissores que estudantes de escola pública tem mostrado atualmente? São muitos! Embora a maioria dos adolescentes esteja mergulhada na era digital, as manias de "dancinhas" em redes sociais e suas próprias rotinas podem ser mudadas se incentivos fossem dados. Nas minhas aulas resolvi a questão dando aulas de PRIMEIROS SOCORROS e SAÚDE MENTAL, em que muitos estudantes jamais tiveram aulas assim nos 12 anos de escola e isso despertou interesse, como podem comprovar.
  2. As empresas ou organizações que tem funcionários com filhos nessa fase; entendem que reunião de pais e mestres dão melhores formas de lidar com esses filhos nesse novo século e e qualquer problema que houver pode ser resolvido de imediato em vez de postergar? Às vezes dispensar o funcionário mais cedo sem problemas faz aquela diferença tão esperada.
  3. Considerando o stress, ansiedade, nervosismo, depressão como doenças emocionais e o "mau do século", todos estão cientes que o público do ensino médio (14-18 anos) estão sofrendo com essas situações que os adultos e que pequenos incentivos são mais do que justos? E eles serão o "futuro da nação" de algum jeito?
  4. Usei algumas "lives" e postagens de conectados em algumas aulas de "Tecnologia e Inovação", em aulas paralelas, da grade curricular nova. Deu tão certo que tenho 4 conexões com alunos. Alguém fez algo parecido?


Voltarei a comentar sobre esse assunto futuramente; a época do ano traz uma certa tristeza porque ciclos terminam e a saudade aumenta. Alguns alunos vão embora pra sempre porém fica o aprendizado. Grande parte deles sái confiante para a nova vida fora da escola e alguns já tem empregos registrados. A todos eles sempre incentivo e desejo boa sorte. Se possível, quero muito saber se há em seu conhecimento algo parecido ao que pergunto na 1,2,3 e 4ª questão.


E mais uma pergunta: você conectado, deu parabéns ao seu filho(a) hoje ou esse ano? Me doeu a sensação várias vezes de que pais e mães só vão a reunião para saber se eles estão mau apenas, mas não pararam para ouvir os elogios que eu dava em sala, como uma espécie de declaração jamais ouvida antes. Essa mentalidade também precisa mudar.


Fica aí meu questionamento e estou aberto a discussão.



A encerrar: cuide de seu filho mas também de você! Que Tem 1440 minutos por dia (24 horas). Que dão 525600 no ano (365 dias). Eu só preciso de 30 minutos pelo menos duas vezes na semana, para propor a atividade física em sua vida como qualidade de vida. Tem dado certo nos adeptos, e dará certo nos próximos que vierem. Dedique um dia de personal. VEM COMIGO! Clique aqui no "Link.Tree" e Saiba mais !

Isso é tudo, boa semana e até a próxima.

Pablo Antônio Gomes dos Santos.

#CREF 10467G-SP - ATRB 1378

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos