Educação inclusiva: ações necessárias e desafios

Educação inclusiva: ações necessárias e desafios

A caminhada rumo à educação inclusiva é complexa e desafiadora, mas fundamental. Incluir os alunos com deficiência no ambiente escolar não é só uma questão legal, mas uma questão ética e humana, que beneficia a todos, pois exercita a convivência respeitosa com pessoas diversas. Aprender a conviver é essencial para a vida em sociedade. Ensinar a conviver em paz e respeitosamente é um dever da escola, um dever nosso como professores.

A colaboração entre todos os profissionais da escola, professores, gestores, funcionários administrativos, é muito importante para construir um ambiente inclusivo e para fortalecer a cada um individualmente e à toda equipe, melhorando  o suporte oferecido a todos os alunos, com e sem deficiência.

O processo de inclusão exige das escolas adaptações às diferentes necessidades de seus alunos, valorizando suas particularidades e promovendo atividades acessíveis a todos. Para isso são necessárias ações em várias frentes, entre as quais duas são essenciais:

➡️ Formação para todos os profissionais da escola: Oferecer formação e suporte contínuo à equipe escolar, não apenas sobre questões gerais implicadas na inclusão, mas também abordando estratégias para lidar com os alunos, de acordo com as necessidades educacionais específicas que apresentam é fundamental. É através das ações de formação que se consegue o engajamento dos profissionais no processo de inclusão, convencendo-os de sua necessidade e preparando-os para o enfrentamento dos desafios.

➡️ Elaboração de Planos Educacionais  Individualizados (PEI): O PEI visa atender às singularidades dos alunos com deficiência, que devem ter cada um um PEI elaborados pela equipe pedagógica, no qual constam os  objetivos a serem atingidos, considerando potencialidades e limitações singulares. O PEI deve  especificar as adaptações necessárias, conteúdos e estratégias personalizadas. São esses planos que garantem o atendimento adequado aos alunos com deficiência e sua inclusão efetiva.

A inclusão não é um estado mas um processo em que todos têm o que aprender e aprender implica disposição, esforço, conhecimento, tempo, experiência, adaptação.

Prof. Maurício Apolinário ♾

Mentoria ▪︎Educação e inclusão▪︎Letrólogo ▪︎ MBA Gestão de Pessoas▪︎ Espec. Gestão Escolar e Coord. Pedagógica ▪︎Professor por 40 anos - aposentado ▪︎ Escritor e palestrante ▪︎Autista e pai atípico ▪︎ Cristão

5 m

A Educação Inclusiva no Brasil caminha a passos lentos. Inclusão é um tema que discuto aqui no #in.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos