A Educação que queremos para nossas crianças
Pegando carona na campanha da rede Globo, vou falar da educação que eu quero para nossas crianças.
Em Joinville/SC, está sendo implantado o programa TOCfE - TOC for Education, em parceria com a Secretaria da Educação do Município e o Instituto Miguel Abuhab.
Este programa tem grande sucesso em vários países ao redor do mundo. Veja aqui: www.tocfe.com.
Fazer parte deste programa mudou a minha vida! E é por isso que dediquei alguns minutos para escrever este artigo. Realizamos uma turma piloto em duas escolas e os resultados foram incríveis. Em 2018 capacitaremos toda a rede municipal de ensino (cerca de 600 educadores), com foco em crianças de 8 a 10 anos, disseminando os conhecimentos, metodologias e ferramentas de pensamento lógico e comunicação da TOC para todos os envolvidos na educação, para juntos construirmos um mundo melhor.
O objetivo do programa é ensinar as crianças a pensarem, para que possam resolver conflitos, com foco numa solução em que todos ganhem e ninguém perca, entender como podem mudar seu futuro, como podem fazer com que um desejo se realize e entender porque uma pergunta é melhor que uma resposta.
A TOC para a Educação possibilita:
• Que as crianças e os jovens possam entender os motivos dos conflitos buscando soluções ganha -ganha;
• Que a criança aprenda a decidir por si só;
• Que a criança possa definir suas metas e traçar um plano para alcança-las;
• Que o jovem possa planejar o seu futuro e traçar um plano para conseguir suas metas.
As ferramentas de Pensamento TOC são:
• Nuvem de Conflito:
A Nuvem analisa os detalhes de um conflito, ação ou decisão significativa de forma concisa e não provocativa. O objetivo é encontrar uma solução ganha ganha.
• Ramo Lógico:
descreve e analisa as consequências de um comportamento ou de uma ideia, numa cadeia de eventos, através de conexões de causa e efeito. De forma lúdica, mostra às crianças, as consequências de suas atitudes e comportamentos.
• Arvore do Objetivo Ambicioso:
define um objetivo ambicioso a ser alcançado, quais os obstáculos que nos impedem de alcança-lo e quais objetivos intermediários ou degraus devemos alcançar para superar cada obstáculo.
Tivemos depoimentos de alunos que passaram a usar as ferramentas em casa, com os pais, com os avós, com a família! Aluno repetente 3 anos, que passou a estudar e recuperar as notas. Resultados incríveis em um curto espaço de tempo.
É muito fácil ficar inerte reclamando de nossos políticos.
Difícil mesmo é dedicar nosso precioso tempo, para mudar a realidade a nossa volta. Formar crianças que saibam tomar decisões por si só, evitando as más influências, é algo que não tem preço. É a construção de uma geração melhor que a nossa. É ensinar valores como a preocupação com o próximo. Quando a criança aprende a buscar uma solução em que todos ganhem e ninguém perca, ela passa a praticar a empatia, deixar o egoísmo de lado, em prol da construção de um relacionamento saudável. E isso vai valer para tudo, em suas vidas!
Eu acredito que isso é possível!