It's all about PEOPLE: efeitos da falta de liderança e gestão ruim.
Hoje eu quero falar de gratidão e inveja no ambiente corporativo. Dois sentimentos tão diferentes e que infelizmente convivemos diariamente.
Ao longo da minha carreira, em centenas de projetos que já passei, vi ótimos profissionais que sentiam inveja de colegas simplesmente por estes brilharem. Não sabiam lidar com a luz do outro. Vi também, grandes profissionais serem demitidos por gestão ruim, que não aceita nenhum tipo de crítica e vê nas pessoas que questionam o status quo e certos métodos, como inimigos. Profissionais que jamais deveriam ter sido promovidos para qualquer cargo de liderança, numa organização séria. Estes mesmos profissionais são os que reportam o desempenho do time para o alto comando. São os mesmos profissionais que numa decisão por corte de custos, cortam a base produtiva, em vez da quantidade de cargos de gestão. Enquanto houver este distanciamento do C-Level com os times, isso não vai mudar.
Acho tão triste quando vejo um profissional querendo passar por cima de colegas, querendo aparecer mais que os outros a todo custo, sem respeitar o trabalho alheio, muitas vezes faltando com a ética, para agradar o chefe. Sim, o chefe! Porque um LÍDER não permite isso.
Mais triste ainda é quando vemos profissionais em posição de liderança, fazendo isso com sua própria equipe. Lideranças ruins tem medo de trabalhar com quem é melhor que eles e aí mora o perigo. Cercam-se de profissionais medianos, que são ótimos em inflar os seus egos e vivem numa bolha, sem saber porque não evoluem como equipe. Um gestor ruim, sem liderança, jamais formará um time de alto de desempenho. Os profissionais excelentes não permanecem em ambientes assim. Já vi muitos profissionais excelentes serem demitidos, serem minados ao longo do tempo, por colegas invejosos. Batem tanto numa tecla, que convencem gestores incompetentes de que estão certos. E a maldade prevalece. Pessoas invejosas e maldosas, que fazem intrigas e fofocas, não devem ter espaço numa organização séria. Quer que seu time cresça? Elimine estas pessoas! A boa notícia é que em ambientes ágeis, o próprio time acaba eliminando quem apresenta estes comportamentos.
A falta de reconhecimento faz com que grandes talentos deixem as organizações, em busca de melhores oportunidades e principalmente, de melhores líderes. Quando a organização permite que o líder favoreça os "amigos", fica bem complicado conseguir forma um time de verdade.
Nas minhas andanças em eventos e palestras nos últimos 2 anos, tive a oportunidade de conversar com profissionais de diversos segmentos no país. Os problemas são sempre muito parecidos. Vemos organizações correndo atras de Agilidade, quando não conseguem enxergar que o real problema é sua falta de gestão ou gestão equivocada, incapaz de mobilizar seus times para atingir um propósito. Muitos nem conseguem falar claramente e de forma transparente, qual é o propósito.
Culturas que fomentam competição não saudável entre pares, acabam matando o espírito de equipe e vira um "cada um no seu quadrado", sem colaboração, sem um time coeso e o resultado disso é um ambiente terrível para se trabalhar, com profissionais ficando doentes, devido ao clima pesado. A culpa é do líder! Sim, do líder que decide adiar o inadiável, por teimosia, por ego e por insegurança. Um ser humano ruim pode até tentar parecer bonzinho, mas a máscara sempre cai. A essência é difícil de mudar. Não impossível, mas realmente muito difícil. E muitas vezes estas pessoas estão no lugar errado, também por falha da liderança.
Conflitos são muito saudáveis, quando são entre profissionais que confiam uns nos outros e regidos pela ética. Times de alta performance apresentam muitos conflitos, que geram discussões saudáveis, com respeito e o time todo cresce com isso.
It's all about people! Cuide do seu time, tire as laranjas podres rapidamente e você construirá um ambiente saudável, amigável e de alta performance.
E quem passa por situações de injustiça, de falta de reconhecimento e tem uma gestão que não admira, você tem opções. Ninguém é obrigado a permanecer num local de trabalho nocivo e talvez você seja realmente um estranho no ninho e onde você está, não seja o seu lugar. Mesmo em momentos difíceis, agradeça. Seja grato por quem você é, e pelo que você conquistou, mesmo que não seja reconhecido como acredita que deveria. Peça feedback de seus colegas, entenda o que você faz bem, o que pode fazer ainda melhor e o que precisa evoluir como ser humano e profissional. Faça o seu melhor. Ajude seus colegas, Colabore!!!
Tenha um mindset de abundância. Este é o segredo do sucesso. Faça sempre mais do que esperam de você. O universo sempre retribuirá. Pode não ser onde você está, mas certamente o retorno virá. A lei do retorno é implacável. E se você se identificou com este texto, deixe o seu comentário.
Adm. Esp. em Gestão de Pessoas e Negócios
6 aParabéns pela sua coragem de manifestar, uma verdade tão real!
Analista financeiro na Copersucar S/A
6 aDura realidade....
Gerente de Contas Financeiras | Consultoria | BPO financeiro | Treinamento | B2B | B2C
6 aÓtimo texto!
Coordenador Financeiro | Controller
6 aExcelente!!
Treasury and Finance Manager
6 aTriste realidade... ótima reflexão!