EDUCaçãoMOTIVA
A escola de seu filho utiliza as plataformas tecnológicas de informática e comunicação (TICs) como ferramentas para uma educação personalizada? Você sabe o que significam os conceitos de “aula invertida” e “ensino híbrido”?
Quando falamos atualmente da utilização de TICs na educação, não estamos falando só em trocar o quadro branco por aulas projetadas em um telão, e nem de apenas disponibilizar listas de exercícios no site da escola. O que estamos falando, é de um sistema de ensino que coloca o aluno no comando do ritmo e da forma que lhe é mais agradável de aprender. É falar a linguagem destes nativos digitais, tendo no professor mediador-instigador-inspirador o parceiro sênior na aventura do conhecimento.
O conceito de “aula invertida”, seria algo como disponibilizar o conteúdo básico em plataforma TIC para o aluno estudar sozinho em primeiro lugar, em casa ou na própria escola, da forma que lhe for mais confortável e com as repetições que ele desejar. Apresentar uma série de exercícios básicos, com correção explicada disponível. E aí deixar para uma segunda fase, para a aula presencial com professor e colegas, a construção conjunta, a ancoragem do conhecimento, a extrapolação dos conceitos tratados para outras situações, os exercícios mais desafiantes, o esclarecimento de dúvidas, etc.
Já o que se define como “ensino híbrido”, é essa mistura de ensino através de plataformas TICs com o ensino presencial com professor-mediador, seja em aulas expositivas, em trabalhos em grupo, em vivências em espaços de laboratório, visitas externas e/ou horas de tutoria particular presencial ou à distância. Digamos que é trazer tudo o que de positivo se desenvolveu na Pedagogia nos últimos tempos como, por exemplo, as experiências bem sucedidas de EAD (ensino à distância), os exercícios com jogos educativos, o aprendizado através de redes colaborativas e juntar à tradição do aprender fazendo, vivenciando. Disponibilizar tudo isso na comunidade da escola de forma a promover uma experiência significativa e coletiva de aprendizagem.
E aí, a escola do seu filho já está trilhando este caminho?