Metodologias ativas (sala de aula invertida)
Não existe metodologia perfeita no processo de ensino e aprendizagem. Mas, por mais que o professor seja muito capacitado, os estudantes podem ter dificuldade em assistir uma aula expositiva. O mundo está cada vez mais conectado, o tempo em que as informações chegam também está cada vez mais veloz. A rotina atual dos alunos é muito diferente daquela que os professores tinham na mesma fase da vida. Por isso, é urgente a necessidade de adaptar novas ferramentas de ensino-aprendizagem.
Uma das formas de engajar os estudantes é buscar alternativas que sejam mais atrativas para a realidade deles. É justamente neste ponto que a sala de aula invertida se torna uma possibilidade interessante. Também conhecida como flipped classroom, ela é uma metodologia ativa que inverte a lógica do modelo de aula expositiva. É uma ferramenta que busca tornar o aluno mais participativo no seu processo de desenvolvimento, e transformar o professor em um facilitador da aprendizagem.
Para que isso funcione, antes do encontro presencial é necessário fornecer material de estudo relacionado ao tema. Esse material deve conter o repertório que o estudante necessita para participar ativamente da aula. Assim, ele chegará na escola mais preparado, engajado e entendendo melhor o que será abordado.
Recomendados pelo LinkedIn
Nesse modelo, a otimização de tempo é um grande diferencial, já que a hora do professor com os estudantes é melhor aproveitada. Com mais tempo para dar atenção à dinâmica presencial, o professor consegue um melhor engajamento dos estudantes e, consequentemente, um aumento do rendimento de toda turma. Possibilitando também uma maior personalização da aprendizagem de cada aluno. Mas nada disso funciona sem um bom planejamento e sem um uso inteligente da tecnologia. Afinal, é por meio dela que o docente poderá compartilhar e-books, podcasts, vídeo aulas ou até artigos científicos que possam servir como base do estudo prévio dos estudantes.
No contraturno, a possibilidade de utilizar a sala de aula invertida se torna mais flexível, uma vez que o foco do afterschool é no desenvolvimento integral do aluno, ou seja, a instituição de ensino pode oferecer uma série de atividades que vão além do turno regular. Além disso, a aplicação dessa ferramenta no contraturno escolar, pode servir de base para a implementação das metodologias ativas no turno regular.
A sala de aula invertida propõe, portanto, uma Aprendizagem Invertida, uma abordagem pedagógica na qual a aula expositiva passa da dimensão da aprendizagem grupal para dimensão da aprendizagem individual, enquanto o espaço em sala de aula é transformado em um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo.