Efetivo de RH para 2019, 2020, 2021...

Efetivo de RH para 2019, 2020, 2021...

Será que o tamanho de sua área de RH está adequado para o porte da operação? Vamos explorar os dados da pesquisa feita pela Remunerar.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O gráfico acima, fruto da enquete feita pela Remunerar em 2016, nos releva de forma clara e direta o tamanho da área de RH, considerando uma relação objetiva de comparação: Efetivo de RH versus o efetivo total da empresa. O estudo contou com 86 empresas de todos os portes e segmentos diversos entre prestadoras de serviços e indústrias.

Esta discussão é muito oportuna nesta época do ano quando as empresas estão planejando 2019 e construindo seus orçamentos de receitas, despesas, investimentos e resultados.

Ao longo de 30 anos de carreira, não conheci um único estudo que explorasse este tipo de análise de maneira robusta, tão importante para muitas empresas, inclusive para as que não encaram o RH como investimento, e sim como custo (arrasto) da operação.

Havia uma lenda (e ouvi várias vezes) que o tamanho "ideal" da área seria algo como um profissional de RH para cada cem funcionários da empresa, descontando-se o efetivo da área de Folha de Pagamento. Três pontos importantes aqui:

a) Efetivo e qualificação não andam juntos. Claro, cada empresa pode escolher a melhor combinação entre efetivo e custos. Pode ser muito melhor ter três profissionais seniores, do que ter seis profissionais juniores.

b) O tipo de operação muda o cálculo. Sabemos que as operações e como elas estão divididas são muito diferentes entre as empresas. Uma empresa com duas unidades demandará menor efeito em comparação a uma empresa com cinco unidades. Isto obrigatoriamente muda a relação Efetivo RH x Efetivo total.

c) Tecnologia muda tudo. Como sabemos, o grau de automação aplicado aos processos de RH tem relação direta com a produtividade dos profissionais da área, e com custos decrescentes, a aplicação de tecnologia promete mudar esta história definitivamente.

Conclusões

a) Cerca de 23,3% das empresas que participaram da pesquisa têm um efetivo de RH (todas as áreas) entre 1,6% e 2,0% do efetivo total.

b) Numa análise mais ampla, cerca de 52,4% têm até 2,0% de efetivo de RH, bastante interessante, representando metade do mercado.

c) Você gestor de RH é o melhor profissionais para ponderar sobre a qualificação dos profissionais da área, distribuição geográfica das operações da empresa, e especialmente adoção de tecnologia para posicionar o grau de produtividade da área, e seu efetivo.

É provável que uma melhor combinação entre automação e qualificação do time de RH possa compensar a distância entre as operações, regionalmente falando. Um benchmark mais elaborado entre as empresa do segmento proporcionaria uma análise mais robusta e personalizada certamente.

Estudo salarial Remunerar 2018

Participe sem custo do estudo salarial Remunerar 2018. São 118 cargos, benefícios e práticas de RH. Envie seus dados clicando aqui.

Outros dados de produtividade da área de RH podem ser acessados dentro do blog da Remunerar.com.br clicando na figura abaixo.

Sobre o autor

Marcelo Samogin, Diretor da REMUNERAR, consultoria especializada em remuneração estratégica e soluções de meritocracia. Nos últimos 30 anos atuou como profissional especialista em remuneração e executivo de RH nos segmentos de indústrias B2B e B2C, prestação de serviços e varejo de luxo. Fundou e lidera desde 2011 a consultoria REMUNERAR que atendeu mais de 50 clientes e projetos exclusivos de meritocracia desde 2011. Professor convidado da Universidade Federal de Viçosa (UFV-MG) e Fundação Dom Cabral (FDC PAEX) para os temas Gestão de Pessoas e Remuneração Estratégica. Ex diretor do Grupo de Remuneração e Benefícios da AAPSA. Coordenador do Grupo de Remuneração Estratégica da ABRH-SP Região Oeste.

Sobre a Remunerar

A REMUNERAR tem por missão desenvolver soluções inteligentes de remuneração e recompensa que transformem os desafios de produtividade e crescimento de seus clientes em oportunidades para obterem resultados diferenciados através das pessoas.

Como a meritocracia muda a produtividade de sua empresa? Escreva para contato@remunerar.com.br 

Elaine Cristina D.

Coordenadora de Remuneração & Benefícios AM-S na SIG Group | MBA em Gestão Estratégica | PcD Visão Monocular

6 a

Muito bom! Posso divulgar na minha página?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos