A EFICIÊNCIA MÉDICA NA PANDEMIA
Estou colocando uma imagem belíssima porque é assim que eu gostaria de ver os resultados que temos obtidos sobre a pandemia no Brasil. Sei do trabalho árduo dos médios, enfermeiros, motoristas de ambulância, serviços de alimentação, assistentes, pessoal da limpeza, e todos os demais envolvidos nesta luta e que merecem todos parabéns. Só que infelizmente os fatos não legitimam uma contemplação adequada.
Esta pandemia tem nos permitido tirar várias lições que espero podermos aplicar em nossas vidas, na vida em sociedade, nas organizações e no mundo em geral e tornar este universo cada vez melhor. Eu acompanho os noticiários e acredito que faltam dados reais, efetivos, informação isenta para que possamos tirar nossas conclusões, nossos políticos preocupados mais com a própria imagem, mas, dizendo que se preocupa com a vida e o que está na cena é o jogo política, uma pena!
Eu faço todo dia uma análise sobre o covid-19 utilizando o Worldometers.info e no caso do Brasil tento fazer uma análise mais detalhada olhando para os números que são apresentados e desde o momento em que comecei a olhar para os números eu percebi que:
O índice de mortos x infectados se mantem na faixa de 6,8% independente do crescimento de infectados o número de mortos acompanha, o percentual se mantém estável;
Quando olhamos o índice de recuperados x infectados caiu de 46% (medido no dia 27-04-20) 40,5% no dia de hoje, 08-04-20 (dados de 07-04-20), uma queda de eficiência de 6%, o que significa que mais pessoas continuaram internados em hospitais por mais tempo;
O normal nestas circunstâncias com os diferentes experimentos já realizados, a experiência vivida na situação ao longo de mais de 60 dias estes indicadores não deveriam sinalizar que estamos melhor? E por quê isto não acontece? Em outras palavras o índice de mortos x infectados caindo e o de recuperados subindo? O que está impedindo estes indicadores serem melhores? Fica para reflexão de todos que possam contribuir para isso.
Também gostaria de ver este tema sendo analisado e debatido nos canais de mídia, pois não seria um bom ponto jornalístico debater este tema?
Gostaria muito de quando olhar novamente para estes indicadores perceber que eles sinalizam um movimento positivo, reconfortante e saudável como estar diante do Lago Capri contemplando o Fitz Roy, a beleza da recuperação acontecendo.
Gerente Industrial na São Braz S/A Indústria e Comércio de Alimentos
4 aVerdade Ebina. Não vemos divulgação de evolução, na melhora, talvez os números não sejam confiáveis? Com certeza nada será como antes!
CEO no Grupo Anita Shoes | Fundador da Simpler Retail
4 aBom tema Ebina, ainda mais se tratando de um assunto pouco conhecido por todos nós ( a doença em si). Acredito muito que aprendizados importantes estão sendo gerados com está nao desejável pandemia. Espero que parte destes aprendizados sejam úteis no pós pandemia para as pessoas e organizações.