A Eficiência Nunca Foi Tão Necessária: Veja Por que.
Você já deve ter visto algum trecho do filme Tempos Modernos, com Charlie Chaplin. Pois é. Aquela eficiência operacional até satirizada já ficou no passado. O chão de fábrica hoje está na chamada Industria 4.0 e os trabalhadores são de um mundo tecnológico onde, através de um aparelho celular, produzem vídeos, fazem edições, falam com colegas de trabalho remotamente por vídeos. O como fazer as coisas mudou. Leia o artigo e saiba como isso afeta você e eu.
A tecnologia sofreu um boom nos últimos anos. São tantas techs e nichos que não dá pra listar. E tudo muda muito rápido. O como fazer as coisas muda rapidamente. As pessoas precisam correr para fazer cursos e acompanhar a velocidade de mudanças e o mundo do trabalho gira nesse ritmo a ponto de ser difícil para algumas instituições (IES) planejar de forma estratégica o seu portfólio.
Mas o artigo fala de eficiência, o como fazer as coisas. Lembro-me da parábola da lebre e da tartaruga desde os tempos da minha infância. A moral da história: nem sempre o rápido (eficiente) vence, ou no caso da parábola, chega primeiro. Mas pensa comigo: se você demora para tomar uma decisão, pode ser que o timing se esgote devido a velocidade do mundo. Isso é genérico... há coisas que ainda são muito demoradas como a velocidade da justiça de alguns países em desenvolvimento, ou o aprimoramento de políticas públicas, por exemplo.
Recomendados pelo LinkedIn
Citando um exemplo de como o mundo mudou: antes do Uber, alguém sem carro e com pressa, tinha que ligar para um número de telefone fixo, da Central de Táxi, que falava com um motorista pelo rádio, que iria até a pessoa depois de várias dezenas de minutos. Hoje os aplicativos indicam motoristas há dois minutos do cliente e o levam rapidamente ao seu destino. A Eficiência com rapidez.
E se você faz vendas pela internet, ficaria satisfeito em entregar em 10 a 15 dias sabendo que magazines entregam em dois dias? Pois é, a eficiência mais necessária que nunca!! Mas a tecnologia está a favor. As empresas só precisam ter coragem de investir, ou se não tiverem dinheiro, empreender buscando sócios ou inovando de diversas formas...tudo para a busca da eficiência. Devagar e Sempre ou será que há outras alternativas?