QUANDO A AUTOCONFIANÇA ATRAPALHA A ALTA CONFIANÇA?

QUANDO A AUTOCONFIANÇA ATRAPALHA A ALTA CONFIANÇA?

Você já percebeu que um grande número de pessoas está atrás de obter mais autoconfiança? Pois outra parte tem autoconfiança mais que suficiente e é sobre isso que vou tratar hoje: como a falta de dela ou o excesso pode atrapalhar o nível de confiança que os liderados têm em relação a um líder.

Alguém autoconfiante demais pode correr o risco de não abrir espaço para as opiniões e sugestões de sua equipe, por acreditar que suas próprias ideias são as melhores. Como nenhum líder acerta sempre, ao passar a cometer enganos nas decisões e ao mesmo tempo que sua equipe se esquiva e de opinar, a confiabilidade desse líder passa a ser ameaçada.

Por conta da falta de equilíbrio dessa importante característica, a liderança pode ser entendida como autocrática, inibindo e boicotando, muitas vezes de forma até inconsciente por parte do líder, a empresa e os liderados. Passa a ser um cenário improdutivo e até com possíveis faltas de comprometimento.

Já fiz consultorias e mentorias para empresas e instituições onde ocorriam fatos semelhantes. Infelizmente algumas lideranças querem ser como são, autocráticas, sem conectar esse comportamento com prejuízos para os liderados e o caixa da empresa. Essas talvez nem cheguem a mudar. Mas não se pode perder a esperança.

Exemplos mais comuns de locais onde a liderança pode se manifestar de modo autocrático são escolas públicas, ONGs, instituições de economia mista e sempre na relação hierárquica.

E quando falta autoconfiança no líder? O estrago depende em muito do perfil da equipe. Já conheci equipes fortes com líderes fracos, inseguros e que focavam em cumprir tarefas fora da liderança. Em alguns casos os liderados têm pena desse líder e o cenário fica “cada um por si”. Outro possível fato é a equipe massacrar o líder, caso haja componentes com perfil de liderança. Possíveis desfechos: a equipe se dilui, ou o líder deixa a empresa cedendo lugar aos abaixo na hierarquia. Novamente, a empresa perde.

O que mais me faz refletir é que em pleno século XXI, onde todas as informações possíveis sobre a gestão das emoções, o desenvolvimento da inteligência emocional, autoconfiança estão disponíveis. Mesmo assim, pessoas em posições elevadas ainda insistem em ser reféns de si mesmas e prejudicar o seu entorno. A alta estima por parte de liderados ou quem quer que seja, vem do fato de um líder ou qualquer cidadão se esforçar para cultivar a autoestima num grau que lhe permita se valorizar e valorizar o seu próximo.

Uma prática bem simples para que as empresas não percam valores incalculáveis.

Como Conseguir Equilíbrio na Autoconfiança?

O primeiro passo é a consciência dos comportamentos decorrentes do excesso. Depois tentar descobrir as causas desse excesso e tomar medidas práticas individiais e com a equipe, como por exemplo, pedir feedback. É o começo.

E a falta de autoconfiança, como equilibrar? O Líder precisa revisitar a si mesmo com a ajuda de si próprio na autoanálise, de mentorias ou terapias. Conquistar autoconfiança junto com autoestima é fundamental para o desempenho. Mas vamos lembrar que essa cura precisa ser de dentro para fora e não apenas superficial, pois não durará no último caso. Pense nisso!

 

 

Fabio Bastazini

Representante Consórcio Banco do Brasil l Especialista em Prosperidade

9 m

Excelente reflexão Val!!! Um líder que acredita saber de tudo e determina o tempo todo o que os outros devem fazer, sem sequer ouvi-los, cria uma distância do seu time e deixa de receber enormes contribuições que só quem *está na ponta* pode oferecer!!! E como você também mencionou, aqueles que tem falta de autoconfiança, acabam se deixando levar pelo time, que se for forte, o colocará em segundo plano e a estratégia da empresa acaba sendo prejudicada. O grande desafio de nós como líderes é manter isso equilibrado.... Pois há momentos em que ouvir os liderados é essencial para a tomada de decisões e a outros em que nem sempre isso é possível, em função de alguma circunstância. Levar os desafios da empresa para o time, buscar ser justo com todos, pedir feedbacks constantes (como você mencionou), sem dúvida nos ajudará a construir times melhores, mais eficientes e especialmente mais felizes!!!! Abraços e LUZZZZZ!!!!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos