Ei, vc, Gestor ou Time Comercial!!!
Já parou para (re)avaliar o Plano de Ação Comercial da sua Empresa?
Podem parecer básicas as reflexões abaixo propostas, mas às vezes, de tão simples, deixamos de tomar cuidados e ter atenção com pontos que são muito importantes e que fazem toda a diferença entre se apropriar e ser um expectador. Outras vezes, as tarefas cotidianas tomam todo o nosso tempo, que deixamos de ter uma posição mais analítica sobre os rumos que a nossa área ou empresa está tomando.
Reflita! Há muito para fazer!!!
Hoje em dia, diante de um mercado altamente competitivo, além de buscar a excelência na prestação de serviço de sua empresa, estar atento às inovações do mercado e investir em tecnologia, é muito importante ter em mente quais são os reais objetivos de crescimento almejado para sua empresa para traçar um plano específico para atingi-los.
Então te convido a refletir sobre alguns pontos:
1- Materialização das ideias em papel:
Que tal observar suas anotações e rever as oportunidades e tendências de seu mercado de atuação? Tem uma lista de ações possíveis para atingimento dos objetivos desejados?
2- Identificação dos Resultados:
Fechamento de semestre é sempre um bom momento para checar o crescimento de seu negócio, comparar os resultados obtidos com os semestres anteriores e analisar os reais resultados alcançados.
Não faça julgamentos sobre seu esforço, seus ganhos ou suas perdas, apenas se concentre nas análises dos números, sejam eles de faturamento ou de aumento de carteira de clientes. Conheça os números! Identifique pontos fortes e fracos de sua organização, assim como oportunidades e ameaças.
3- Análise dos Clientes Atuais e Futuros:
Clientes são peças fundamentais no resultado!
Seus clientes estão satisfeitos com seu serviço? Sua empresa tem um termômetro para mensurar essa satisfação?
Não esqueça de que o custo da perda de um cliente é muito alto! Reconquistar um cliente pode ser uma missão impossível às vezes...
Quais são os mercados que você quer atingir? Quem são seus clientes foco?
Se você tem firmeza em responder essas questões, já está a meio caminho andado, caso contrário, ótimo momento para realinhar e rever seu foco.
Não espere por uma ferramenta que consolide as informações de cliente. Essas ferramentas são sempre úteis, mas na falta delas, você pode construir uma planilha com as informações importantes e compartilhar com seus colegas!
4- Análise de Mercado
Sua empresa conhece bem o mercado que tem disponível?
Conhecer o mercado, as notícias, a política e seus concorrentes, deve fazer parte da rotina comercial empresarial. A sorte até existe, mas conhecer o mercado sempre pode te deixar sua empresa à frente de seus concorrentes.
5- Estratégia Comercial
O que sua empresa precisa nesse momento? Já pensou sobre isso?
Aumento de Faturamento? Aumento de margem? Ampliação na participação em algum mercado em especial? Conhece bem seus concorrentes e onde sua empresa tem ganho ou perdido mercado? Identificou oportunidades de atuação?
Essas perguntas devem ser respondidas o quanto antes. Não perca o “time”: um dia de vendas perdido é um dia que não volta mais!
6- Análise dos Custos para prospecção e manutenção de clientes
Se você já reviu sua lista de objetivos e analisou seus indicadores, caso ainda não tenha preparado sua estratégia para o próximo semestre ou deseje revê-la, comece listando as atividades relevantes, as mídias digitais que devam ser acompanhadas e os congressos ou seminários estratégicos que mereçam a participação de sua empresa.
Conquistar clientes requer trabalho, persistência, estabelecimento de relacionamento, telefonemas, conversas, conhecimento e estar sempre atento para não deixar escapar oportunidades.=
Quantos clientes antigos foram visitados no último semestre? Ter uma rotina de visitas planejadas aos clientes “da casa” permite que você entenda melhor as necessidades deles e que eles saibam que a sua empresa é o melhor parceiro que eles poderiam escolher.
Conhecendo as necessidades de ações comerciais que devem ser feitas aos clientes atuais o próximo passo é planejar a forma de ataque aos clientes foco.
Atenção para que as ações comerciais sejam orquestradas, para que várias pessoas de sua empresa não abordem sem planejamento os potenciais clientes, afinal, organização é a base de todos os negócios.
Uma vez construído o plano de ação, faça a análise dos custos envolvidos no seu planejamento, analise e faça as alterações necessárias, de modo que seu investimento comercial seja passível de retorno em curto ou médio prazo e não desgrude dos números, eles que vão te ajudar a sempre estar no rumo certo.
Gerente de Projetos - Apoio à área de Inovação CENPES
4 aNossa! Ótimos pontos para reflexão!!! Há mesmo muito o q fazer!!! Obr pela provocação!!!