Eita lelê, que calor é esse que derrete meu ventilador, digo isso pois acabei de ter um Insight enquanto buscava resfriar minha carenagem humana!
Enquanto ficava a olhar o termômetro com febre, acabei caindo em um pequeno sonho, que acabou sendo desenrolado la na querida Grécia entre os anos de 427 e 347 A.C, onde (Discípulo de Sócrates que não é o grande Casão) o querido Platão buscava influenciar o mundo ocidental, com seus vários assuntos, como o amor pela natureza da realidade e dos valores morais!
Valores que fizeram assim nascer o “amor platônico” oriundo da alma de Platão sobre um amor mais espiritual! E ao beber de um gole da sabedoria de Platão resolvi descer ao andar de baixo, e assim encontrei o pequeno grande Aristóteles com seu legado de pensamentos científicos enormes!
E devo dizer que o pequeno Ari tambem foi o aluno mais famoso de Platão la na Academia (mas não academia do Palestra ok) que já crescido virou o professor de Alexandre o Grande (que não era parente de Grande Otelo querido) um dos maiores imperadores da História.
Enquanto isso la no quintal uma pessoa ficava a ecoar seus valores em seu púlpito imaginário, uma voz forte que vinha oriunda do general Sun Tzu (que viveu por volta do século VI a.C) e a cada paragrafo escrito de seu livro A Arte da Guerra o mesmo a narrava em tom bom som e pedia para o vento do norte leva las por onde passasse.
E quando vou me aproximando do mestre Chines escuto a voz de Immanuel Kant que la da mesa da taberna debatia suas ideias que mudaram a atenção da filosofia ocidental.
E eu sei que no hoje suas filosofias tem sido muito mais centrada na experiência humana, e sei tambem que com essa sua filosofia o grande Kant afeta nossa percepção da realidade.
E olhando essa linha de realidade fico a ver a minha frente o grande filósofo francês Descartes duvidando de tudo, até de sua própria existência, kkkk.
Pois ria ao ver o grande Descartes dizer “penso, logo existo” na busca de respostas ao questionar o grande político e filósofo chinês (que viveu quase na mesma época que Sun Tzu) Confúcio que com sua filosofia influenciava muito a cultura chinesa e asiática ao longo dos séculos. pois o grande Confúcio bombava tanto suas boas ideias que até mesmo seus seguidores (que não postavam seus Tweets no Twitters e nem no Instargram kkk) queriam fazer sua base pensante filosófica virar uma religião que seria de nome Confucionismo.
E antes do meu acordar consegui ver um homem focado estudando os sistemas políticos e procurava entender como se formavam. Notei que o mesmo se interessava pelas formas de como uma sociedade se organiza.
E ao chegar mais perto notei que em seus papiros o nome de Montesquieu estava gravado (Montesquieu que foi na verdade para o mundo o idealizador da separação entre poderes) e para quem não sabe, o grande Montesquieu acreditava que ninguém deveria ter todo poder em um país, porque isso levava a abusos.
Onde os poderes legislativo, executivo e judicial deveriam todos ser controlados por pessoas diferentes e prestar contas uns aos outros. E quando me vi nessa boa caminhada entre grandes homens pensantes já estava acordando de um bom sonho em meio ao calor de quase 40 graus na bela cidade morena.
Boa tarde a todos e bora empreender bons pensamentos!
Sullivan Oliveira