Elabore metas mais eficientes
No mundo corporativo, nos baseamos em metas para atingir os objetivos da companhia e do nosso departamento, dos nossos projetos.
No entanto, essas metas não podem ser estabelecidas de qualquer forma, caso contrário, você terá mais dificuldade em atingi-las e, posteriormente, de avaliar sua performance com relação a ela.
Uma meta bem elaborada é criada a partir do conceito de Metas SMART. Por meio dele, você conhece quais são as principais características que um objetivo precisa ter para ser alcançado com eficiência.
Através desse conceito, a meta criada tem as seguintes características: é específica, mensurável, atingível, relevante e baseada no tempo. Essas características formam, em inglês, o acrônimo SMART - specific, measurable, achievable, relevant e time-based.
Abaixo temos a explicação de cada característica que compõe uma bem elaborada, uma meta SMART.
- Specific (específica): A primeira coisa que deve ser pensada ao elaborar uma meta, é se ela é específica. Fuja de más interpretações. Ao ler a meta, todos devem compreender do que ela se trata.
- Measurable (mensurável): Além de específica, a meta deve ser mensurável, ou seja, o resultado esperado deve ser claro e quantitativo. Para áreas de vendas e finanças é mais fácil criar metas mensuráveis, pois números fazem parte do dia a dia. Porém áreas como recursos humanos e jurídico podem ter certa dificuldade. Mas mesmo para essas áreas, é preciso criar indicadores. E assim, tornar algo que não necessariamente é numérico, em algo mensurável.
- Achievable (atingível): De nada adianta construir uma meta impossível de ser atingida. Isso pode gerar desmotivação e frustração, uma vez que não será possível atingir a meta. Crie metas que possam ser alcançadas.
Human Resources I HR I HRBP I Business Partner I HR Manager I Talent and Performance Management I Organizational Development I Leadership Development I HR Projects I Projetos em RH I Life Sciences I Healthcare I Pharma
6 aMuito bom!