Elogio

“O elogio é como a luz do sol para o ardente espírito humano; sem ele, não florescemos nem crescemos. Mas, enquanto muitos de nós estão preparados para soprar contra os outros o frio vento da crítica, de algum modo relutamos a dar ao próximo o aquecedor raio de sol do elogio. ” Jess Lair

Ontem eu estava assistindo o programa Papo de Segunda no GNT e um dos temas tratados foi o elogio, como você o recebe e qual sua reação quando ouve um elogio a seu respeito. Os apresentadores e as pessoas que participavam via Tweeter pareciam se sentir culpados por receber elogios e chegavam ao absurdo de dizer que preferiam ouvir críticas a elogios, pois ficavam com vergonha.

Fiquei pensando o porquê de ser politicamente correto dizer que não se gosta de receber elogio, quando sabemos que não é verdade que alguém prefere receber uma crítica a um elogio, críticas doem, elogios curam, críticas diminuem, elogios engrandecem. É fato que também precisamos de críticas para nos aprimorarmos, mas elogios sinceros sempre serão bem vindos e também nos constroem como seres humanos, reforçando em nós nossas melhores capacidades.

É certo que há pessoas que elogiam por interesse, não são verdadeiras e o fazem para conquistar, esse tipo de elogio realmente é dispensável. Outras são impessoais, elogiam genericamente, apenas para serem agradáveis, também dispensável. Todavia, um elogio vindo do coração, verdadeiro e despretensioso certamente fará um sorriso se abrir e o coração se encher de energia e vitalidade, mudando o dia e o astral de qualquer pessoa.

Foi mostrado no programa um vídeo de uma mulher que, em uma escola e com uma câmera, abordava os alunos e pedia para tirar fotos, quando estava tudo pronto ela dizia para a pessoa que estava sendo fotografada que ela estava tirando foto do que ela achava bonito. Cada jovem teve uma reação diferente, uma inclusive se sentiu ofendida, pois entendeu como sarcasmo. O fato é que o semblante da grande maioria se atenuava e um sorriso se abria, mas quase todos sentiam vergonha quando eram elogiados.

No trabalho, estamos acostumados a ouvir “críticas construtivas”, a receber metas e a ser estimulados de diversas formas a tentar melhorar sempre e cada vez chegar mais alto, e se recebemos um elogio, logo ficamos meio desconfiados, se for em público então, envergonhados e imaginando como seremos julgados pelos colegas. E realmente a tendência de quem ouve uma pessoa elogiando a outra em público, ainda mais se for o chefe elogiando um profissional, é de procurar algum problema, algum defeito, falar mal dos dois.

Acho que a humanidade vive um momento muito difícil, principalmente no que concerne a relações humanas, há uma agressividade e um revanchismo muito grande pairando sobre nós. Parece que estamos todos disputando um lugar ao sol e para isso temos que derrubar nossos pares, que os encaramos como rivais. O que não percebemos é que precisamos do outro para viver, e que se conseguimos viver em harmonia, todo o resto se torna harmônico e mais fácil de se construir.

Elogiar é um exercício, assim como receber também o é. Elogios falsos são como um vale presente, impessoal. Já um elogio verdadeiro é um presente muito pessoal, que deve ser recebido com gratidão, com boas energias e jamais com negatividade. Ao invés do “imagina, isso não é verdade” ou do “nossa, é tão velho e foi tão barato” que possamos responder positivamente com um “muito obrigado, você tornou meu dia mais feliz”!

Além disso, é incrível a sensação que nos invade quando fazemos um elogio sincero. Nos sentimos plenos, e quando recebemos um sorriso também sincero em troca, uma onda de bem-estar invade o ambiente, trazendo uma leveza sem fim e ânimo para dar continuidade a nosso dia.

Que em 2017 possamos exercitar nosso olhar sincero para o outro, buscando nele o que tem de melhor, incentivando-o a cultivar suas qualidades, ressaltando-as e mostrando que há muitas maneiras de ser bom e que o ser é o mais importante para que possamos despender energia positiva para todo o universo que nos cerca!!


Luis Claudio Santana Montenegro

Integração de Interesses da Indústria do Espírito Sa na Findes - Federacao Das Industrias Do Estado Do Esp

7 a

Agora você se superou!!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos