ELON MUSK VAI DAR JEITO NA "CASA DA MÃE" TWITTER?
O Twitter é a "casa da mãe joana" das mídias sociais. Não é à toa que personalidades provocativas como Trump pintaram e bordaram nesse ambiente sem regras ou princípios. Hoje, seu perfil está bloqueado, mas o deus Elon Musk talvez o redima de seus pecados, em breve.
Acompanho a rede desde a publicação do meu livro "Twitter, Chiclete e Camisinha" pela editora Novatec . Na época do lançamento (2010), o “microblog” bombava.
Mas o destino que ele tomou foi pura desilusão. Sem nunca ter conseguido programar uma plataforma de marketing digital eficaz, o “passarinho azul” esteve ausente das campanhas de marketing das agências. Os resultados são geralmente pífios.
EFEITO LUANA PIOVANI
Na época, uma afirmação minha fez Luana Piovani rodar a baiana. Os que conhecem a atriz sabem que isso não é muito difícil de acontecer. No livro, eu analisava seu comportamento agressivo com fãs e seguidores com um mau exemplo.
A coisa ficou tão feia que Luana apagou o perfil. Afirmou com a maior cara de pau (numa entrevista gravada comigo na Praia de Ipanema) que não era gerenciado por ela, mas por alguém que queria se aproveitar de sua pessoa pública. Mas como então o perfil sumiu? Ela hackeou o invasor? Ou usou seus dotes televisivos para demovê-lo das más intenções? :)
Recomendados pelo LinkedIn
REMÉDIO MARGO DE ELON MUSK
Talvez haja esperança agora, com a aquisição pelo chefão da Tesla. Elon começou sua gestão levando uma pia de banheiro e demitindo muita gente. Fez bem, pois tocavam a empresa como se fosse uma repartição pública.
MUDANÇAS NECESSÁRIAS
Desde 2013, quando entrou na bolsa, o mercado aguarda alguma novidade. Vamos ver se agora vai!
Alguns planos de Musk soam ousados. Prometem “loucuras” saudáveis. Precisamos separá-las dos devaneios e dos lances de marketing barato.
Vamos a eles:
1- NO CAMINHO CERTO - Com uma plataforma quebrada na mão, Musk quer construir o SuperAplicativo. No meu livro, chamei o Twitter de “rede das redes”. Elon viu isso também agora. O fato de veicular mensagens curtas e grossas é justamente o que a internet precisa agora, no mar de verborragias e baboseiras tiktokescas no qual estamos imersos.
2- BOAS CHANCES: NOVO IPO DO TWITTER - Este é o business plan principal: dar um banho de loja, reformar a casa e colocar o produto de novo no mercado. Musk é mestre em valorizar empresas. Mas dizer que o Twitter vai valer U$ 100 bi em 2026 (depois de ser comprado por U$ 44 bi) é mais uma aposta, tão provável quanto a viagem para Marte em 2030.
3- VAPOR DE MARKETING CANNABIS: Elon prometeu para investidores que quintuplicaria as receitas do Twitter até 2028. Outra promessa louca: chegar a 931 milhões de usuários (hoje a a plataforma tem 238 milhões). São só promessas. Nada garante. Nem mesmo a desejada viagem a Netuno na década que vem!