EM ÉPOCA DE GRANDES MUDANÇAS...

EM ÉPOCA DE GRANDES MUDANÇAS...

Programa de Formação de Conselheiros Consultivos Board Academy Br

TODOS PRECISAMOS DE UMA CULTURA ORGANIZACIONAL

O mundo mudou! Você deve ter ouvido isso milhares de vezes durante, e principalmente, pós pandemia. O cantor Lulu Santos “profetizou” em 1983 na sua música COMO UMA ONDA – “Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia...”.

Realmente, vivemos novos tempos, que amanhã já será diferente, e depois de amanhã mais diferente ainda. A velocidade das transformações é impressionante. Muitas vezes acreditamos que determinado fato aconteceu de repente, mas na realidade existe uma engrenagem trabalhando incessantemente para que estas mudanças aconteçam. O que vemos é simplesmente a consequência de tudo o que está sendo desenvolvido ou planejado, claro, com exceção aos desastres naturais e episódios como a pandemia.

O que temos certeza é que empresas com uma CULTURA ORGANIZACIONAL forte, enraizada, bem definida, tem maiores chances de sobrevivência neste mundo. A CULTURA pode ser traduzida como o modo com que as coisas são feitas na sua empresa, como as pessoas se comportam, como interagem, como compartilham da mesma visão, valores e propósitos. Mas não basta que esta CULTURA esteja escrita ou afixada em locais de grande visibilidade. É necessário que esta CULTURA seja VIVIDA por todos os colaboradores, do presidente ou chão-de-fábrica, sem exceção.

A CULTURA ORGANIZACIONAL é tão importante, que toda empresa deveria tê-la por escrito já para no momento da entrevista ser a apresentado ao candidato, para ele entender e decidir se é naquele ambiente que ele deseja trabalhar. Isso sem dúvida nenhuma elimina aquela velha rotina de contratar uma pessoa pelas suas competências técnicas e demiti-la pelo comportamento.

Normalmente a CULTURA é criada no decorrer da história da organização, pelas pessoas, vitórias e fracassos, o que dá autenticidade à mesma. Escrever a cultura da empresa antes dela mesmo existir, é até uma boa tentativa de se ter um guia de orientação e práticas, mas com certeza ela terá que ser revisada no decorrer do tempo. Sugerimos que esta revisão seja feita sempre que se notar alguma discrepância entre a situação desejada com a realidade praticada, pois além da mudança de hábitos, novos produtos ou mesmo outros rumos podem ser decididos no decorrer da história, como fusões, aquisições, atuação em novos mercados e outras coisas, exigindo profundas adaptações.

Para o Conselho Consultivo, quanto mais clara a CULTURA ORGANIZACIONAL, e quanto mais fiel ela estiver à MISSÃO, VISÃO, VALORES e PROPÓSITOS, mais fácil será o trabalho de análise para auxílio na tomada de decisões. Se forem necessárias mudanças vislumbrando os planos para o futuro, o Conselheiro terá melhores condições de, como guardião da estratégia empresarial, sugerir ajustes para que a empresa evolua no caminho correto.

Uma empresa com uma CULTURA ORGANIZACIONAL bem implantada, dá mais clareza aos funcionários e demais stakeholders de onde pretendem chegar e como farão isso. O clima organizacional também fica mais descontraído pois todos tomam ciência sobre seus papéis e importância dentro dos times, gerando mais engajamento e motivação. Alguém tem dúvidas de que um timo feliz e engajado gere melhores resultados?

Jamais esqueça que os líderes são modelos e exemplos observados e seguidos pelos integrantes das suas equipes, portanto, eles devem levar muito a sério e praticar intensa e diariamente tudo aqui que é representado no manual de CULTURA da empresa. Deve respeitar, entretanto, as diferentes personalidades e particularidades de cada ser humano. Se alguém não se encaixar dentro da cultura desejada e não estiver disposta a realizar mudanças, é natural que em algum momento esta própria pessoa se sinta desconfortável e peça para sair, mas isso também não quer dizer que a empresa permitirá que cada um faça o que quiser, afinal se a CULTURA é o guia, precisa ser respeitada.

Defina a sua CULTURA, viva-a intensamente, contrate as pessoas certas, tenha um plano com propósitos claros e objetivos, e desta forma você atingirá todos os resultados desejados, independente do produto ou serviço.

 

#BoardAcademy #BoardClub #conselheiro #conselhoconsultivo #ESG #governanca #estrategia #decisao #riscos #gestaoderiscos #empreededorismo #lideranca #sucesso #metas #resultados #etica #moral #compliance #vantagens #vantagenscompetitivas #regimentointerno #etica #conduta #culturaorganizacional #futuro #desafios #financas #pessoas


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Fernando César dos Santos .'.

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos