Em 2024, seja um expert em você.
Talvez você não conheça Greg Harden. Mas garanto que você conhece pelo menos duas das pessoas que ele influenciou de forma definitiva: Tom Brady e Michael Phelps. Greg Harden é oficialmente um psicólogo clínico que se envolveu com o esporte universitário norte-americano quando o técnico do time de futebol americano da Universidade de Michigan soube de seu trabalho comunitário ajudando as pessoas. A visão deste técnico foi de que a parte técnica não pode ser totalmente desenvolvida sem antes desenvolver uma parte fundamental da equação: si mesmo.
Em seu livro "Mantenha-se são em um mundo insano - Stay Sane in an Insane World", sem tradução para o português ainda, Greg nos conta como passou seus quase 40 anos na Universidade de Michigan e, posteriormente, trabalhando com centenas de empresas e líderes, ensinando a coisa mais básica do mundo, que é conhecer a si mesmo, mas com um twist: ser um "Expert", porque só assim você vai conseguir ser a melhor versão de você mesmo.
Em uma época de transformações ininterruptas, FOMOs intermináveis e demandas infinitas, ser um expert em si mesmo é o que vai fazer toda a diferença.
Fez isso por Tom Brady, que quando conheceu Greg era o 3º quarterback reserva do time e pensava em sair de Michigan para voltar à Califórnia. Fez isso por Michael Phelps, que após ganhar suas primeiras medalhas olímpicas, queria largar a natação de vez, sem saber para onde ir, ou o que fazer, somente parar. A história conta o resto: Tom Brady é o maior quarterback da história da NFL. Michael Phelps é o maior atleta e medalhista olímpico da história.
As lições de Greg bebem no estoicismo, quando ele nos lembra de "controlar o que é controlável": sua mente, seus pensamentos e, no final, como você se sente. Nos lembra que se algo é previsível, como o medo, por exemplo, então ele é gerenciável. Ter medo é humano, ser tragado por ele e deixar ele dominar seus pensamentos, sentimentos e atos, é outra.
Ele nos fala em viver o momento sempre, com intensidade e compromisso. Praticar, treinar e ensaiar dando 100%, 100% do tempo, porque se você agir assim, mesmo quando não estiver no seu auge, ainda vai estar muito melhor do que a maioria das pessoas.
Recomendados pelo LinkedIn
Assumir compromissos consigo mesmo, buscar ser quem você gostaria de ser, fazer as mudanças e as melhorias que vão te levar onde você quer chegar, uma de cada vez, e ter consistência nestes movimentos.
Ensina que você tem que ser o seu melhor amigo, porque ninguém será. E principalmente, praticar a autoaceitação e o amor próprio. Novamente, em uma época de transformações ininterruptas, hiperinformação, constantes julgamentos, comparações e avaliações, sentir-se um pouco inapto, pouco preparado e inseguro deixou de ser uma questão pessoal. Virou zeitgeist.
A receita é saber distinguir entre quem você é e o que você faz. Você pode fazer centenas de coisas, negócios, arte, esportes de alto rendimento, profissionais, mas isso não é o que você é. É o que você faz. Você é uma pessoa, e vai continuar sendo capaz de produzir coisas boas para si mesmo, independentemente do que acontecer.
Em 2024, minha sugestão é que você aceite, busque e abrace a complexidade e as mudanças que chegam, vêm e vão, com a clareza de saber que ser um expert em si mesmo é o caminho para você ser quem você sonha ser.
Como disse Greg, eu não posso ensinar Tom Brady a fazer um lançamento, Michael Phelps a tirar um décimo na piscina. A única coisa que posso fazer é ensiná-lo a ser um expert em si mesmo.
Que tal ser um também?
Sr. Creative Strategist @ oito.ag
11 mSensacional. Obrigada pela indicação!
Diretor de Mídia
1 aBoa Rodrigo, excelente texto, muito bom para as reflexões sobre o ano que finaliza e o que esperamos dos próximos!!! Parabéns!
Founder at Rev Ads
1 aBaita texto Ro!
Muito bom o resumo dos principios da teoria do Greg Harden! Para se seguir! Abração
Repórter & Analista | TIMES BRASIL - Licenciado Exclusivo CNBC
1 aExcelente! Vou seguir o conselho e desejo o mesmo a todos. Grande abraço, Rodrigo!