Em quais qualidades devo focar no pós pandemia (o novo normal)
Com todas as mudanças e redefinições do cenário atual, podemos notar que as empresas e o mundo corporativo, ganharam mais agilidade nos últimos três meses do que nos últimos 10 anos.
Empresas estão correndo de maneira ensandecida atrás do tempo perdido e buscando a tão famigerada transformação digital. O que não é errado, afinal, antes tarde do que mais tarde… Mas não se preocupe, o mundo está mudando e você mudar é o primeiro passo de um “novo normal” que tanto ouvimos falar por aí.
Hábitos de vida, consumo de informação e claro, aquisição de bens, mudaram e ainda estão mudando para se adaptar à nova realidade do mundo. Serviços personalizados, deliverys de todos os itens possíveis e principalmente, um canal aberto entre prestador de serviço (empresa ou não) e cliente estão tomando proporções maiores dentro do contexto estratégico de empresas e grandes corporações.
Mas como posso ou devo me preparar, para todas as mudanças que vem pela frente?
O que devo priorizar nesse momento?
Pensando aqui no seu CPF (e não na sua empresa), vou trazer algumas dicas da MINHA VISÃO sobre qualidades que ganham ainda mais importância dentro desse contexto.
Só os itens apontados nessa reflexão te garantirão sucesso??
Olha, eu não tenho essa resposta, mas vou adorar falar mais disso hehehe me manda msg falando da sua opinião sobre o artigo e se as dicas te foram úteis, ok ;)
Vamos ao conteúdo prático dessa conversa toda…
Uma frase de um artigo do Marc Andreessen (co-founder da a16z) disse em 2011, ajuda a entender o que essa digitalização forçada ainda pode repercutir dentro do mundo corporativo: “ O software está comendo o mundo…”. Sim, e vamos comprovar isso juntos: as maiores empresas do mundo em valor de mercado são em essência tecnológicas, e vem ganhando espaço em cada vez mais setores da nossa vida. Vivemos uma época de automação, inteligência artificial, transações sem contato, novos hábitos de consumo e novos modelos de negócio. A tecnologia como um meio e não a solução, estão mudando o mundo e isso vem de antes da Pandemia.
Alguns grandes executivos (nunca generalizando, que fique bem claro) ainda apresentam
dificuldade ao navegar em um ambiente que se tornou muito mais digital e dinâmico, do que o habitual. Com isso, a transformação digital apareceu como solução — e muitos donos de negócio ficaram só na teoria e em aproximações superficiais com startups, novas tecnologias e principalmente, profissionais que tenham esse natividade digital das novas gerações.
Culturas organizacionais mais engessadas e que não favorecem a inovação, trouxeram e estão trazendo severas consequências para os mercados e profissionais que ainda não se adaptaram a essa nova realidade.
A pandemia acelerou o sentimento de "perder a corrida". Os investimentos em transformação digital, trabalho ágil e estratégias reais de inovação aumentaram… Mas isso será o suficiente??
A sensação de estar por fora das tendências se tornou mais constante em nossos pensamentos, o já famoso e agora ainda mais conhecido Fear of Missing Out, ou FOMO.
Como evitar o FOMO??
Bora para as dicas, e o caminho por onde eu estou guiando minha carreira no momento… Listando as qualidades, ou soft skills que pretendo trabalhar:
- Multidisciplinaridade
- Visão Holística
- Paixão pelo Cliente
- Métodos Ágeis
- Cultura de Teste (hoje e sempre)
- Resolução de Problemas
- Inovação com base em dados
Por onde e como começar?
Algumas atitudes podem ser praticadas desde já: diminua o ego e foque nos dados na hora de tomar decisões. Deixe de lado a preocupação no produto para se preocupar com o cliente, sua experiência encanta em qualquer ponto de contato do seu negócio.
Pense em novas formas de trabalho, que vão desde experimentos e metodologias ágeis a diversidade e multidisciplinaridade. Equilibre investimentos na atividade principais do seu dia a dia com o incentivo e possibilidade às novas idéias.
Esteja aberto a testes e se permita errar… Esse é um momento de reinvenção, o teste, acertos e ERROS fazem parte do processo.
Por fim, use a sua inteligência emocional para refletir sobre relações interpessoais e autogestão emocional. Busque conhecer melhor a si mesmo, e sua inteligência espiritual pode ser fundamental nesse processo. Ela te traz equilíbrio e saúde mental para lidar com adversidades e incertezas: como a atual pandemia.